Blog - Felipe Jesus

Alunos da Faseh participam de Missão Humanitária no Vale do Jequitinhonha

Estudantes de Medicina e Odontologia prestarão atendimento de saúde para moradores da região

Entre os dias 4 e 10 de agosto, quatro cidades mineiras receberão a 1ª Missão Jequitinhonha. Com o intuito de promover a continuidade das ações humanitárias em regiões com pouco acesso à saúde, a Inspirali, principal ecossistema de educação médica do país, levará os alunos da Faseh, e de outras instituições de ensino superior, para o Vale do Jequitinhonha, região Nordeste de Minas Gerais.
A ação pioneira tem como objetivo levar qualidade de vida para moradores de regiões isoladas e proporcionar experiência humanitária para futuros médicos. Serão beneficiadas as populações dos municípios de Chapada do Norte, Berilo, Francisco Badaró e Jenipapo de Minas.
A primeira edição da Missão Jequitinhonha contará com a participação de oito alunos de Medicina, dois de Odontologia e também seis professores da Faseh. Os missionários sairão de Belo Horizonte para uma viagem de ônibus até a Chapada do Norte, que será o ponto de apoio de onde partirão diariamente para as jornadas de atendimento.
Conexão com o Jequitinhonha

Apesar de ser uma região riquíssima em cultura e história, o Vale do Jequitinhonha enfrenta muitas dificuldades devido ao clima semiárido em boa parte do seu território, ao baixo desenvolvimento econômico e por ter algumas localidades de difícil acesso.
A Doença de Chagas é uma enfermidade endêmica no local, além de outras patologias típicas tropicais, que atingem em sua maioria idosos e crianças. O mês de agosto foi propositalmente escolhido para esta Missão por ser um período mais seco, sem chuvas, o que permite um melhor acesso às comunidades mais afastadas.
“Nossa ideia é, além de atender à população local, também criar um vínculo para atendimento de telemedicina via clínica integrada de saúde. Assim, mantemos uma relação de ajuda com assistência especializada e, em contrapartida, ampliamos a experiência em teleconsulta dos nossos alunos”, conta a professora do curso de Medicina da Faseh, Neoma Mendes.
“Tenho um vínculo de infância com a região do Vale. Antes mesmo de ingressar na área de saúde, costumava passar minhas férias por lá e já visitei todo aquele perímetro. Entendo que essa missão vai muito de encontro com o propósito da Inspirali, de inspirar amor pela vida com métodos de medicina humanizada”, complementa.
A aluna de Medicina da Faseh, Géssica Barbosa integra a equipe humanitária e destaca o significado dessa jornada. “Essa Missão nos trará a oportunidade de fazer um mundo melhor. Sairemos de nossas casas na esperança de mudar a vida de alguém por meio do cuidado, da atenção e do zelo. Sei que iremos conhecer a trajetória de pessoas, suas dificuldades, carências, vulnerabilidades e até mesmo sonhos e espero que possamos fazer parte da construção das histórias de vida. Pretendo expandir meus horizontes, minha visão da vida, das pessoas e do mundo e, acima de tudo, voltar uma pessoa melhor”.
Relevância da saúde bucal

Durante os seis dias de missão, os professores e estudantes de Odontologia vão promover atividades de conscientização de saúde bucal e intervenções odontológicas em adultos e crianças.
De acordo com Ana Luiza Pellegrinelli, coordenadora do curso de Odontologia da Faseh, a Missão Jequitinhonha levará atendimento odontológico para as cidades participantes visando fortalecer a importância dos cuidados dentários, pois a saúde bucal é essencial na prevenção e agravo de várias doenças e infecções.
“A participação da Odontologia na Missão Jequitinhonha é um marco na promoção da saúde bucal na região. Os estudantes de Odontologia terão a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, desenvolvendo habilidades clínicas e um profundo senso de responsabilidade social. Ao oferecer atendimento odontológico de qualidade e promover hábitos saudáveis, a iniciativa contribui significativamente para reduzir as desigualdades em saúde e melhorar a qualidade de vida da população local”, ressalta.
A Missão Jequitinhonha é a 12ª expedição promovida, até o momento, pela Inspirali. Já foram realizadas sete Missões nas regiões ribeirinhas do Amazonas, uma Missão Internacional no Benin (África), e três no Rio Grande do Sul, para ajudar às vítimas das enchentes.
Sobre a Faseh

A Faseh, integrante do Ecossistema Ânima, está localizada no município de Vespasiano, no Vetor Norte, área em expansão da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Tem como missão educar, produzir e socializar o saber universal a partir do Ensino, Extensão e Pesquisa, visando contribuir para o desenvolvimento de um cidadão crítico e ético e oferecer a mais alta qualidade de ensino para formar profissionais preparados para o mercado de trabalho. A faculdade tem como carro-chefe o curso de Medicina que recebeu nota 5 do MEC, estando entre um seleto hall de instituições de Ensino Superior que têm a pontuação máxima no curso e é direcionada pelo grupo da Inspirali, expert em educação Médica, de 14 escolas pelo Brasil.
Sobre a Inspirali

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA) e Brumado (BA).
As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo