No dia 26 de julho, às 20h, na Sala Minas Gerais, os alunos da primeira turma da Academia Filarmônica fazem concerto gratuito de encerramento do curso, que teve a duração de três anos. Participam do recital os músicos e musicistas da Academia Filarmônica: Ana Carolina Reggiani (trompa), Diego Ricardo (tuba) Filipe Coimbra (contrabaixo), Guilherme Gonçalves (violoncelo), Iury Guibson (trompete), Jefferson Assis (clarinete), Josafá Ferreira (viola), Juliana Santos (fagote), Laila Rodrigues (oboé), Larissa Josué (violino), Leandro Fernandes (violoncelo) Ludson Sales (viola), Marcos Fernandes (flauta), Vivian Brenda (violino) e Wesley Procópio (trombone). No repertório, obras de Béla Bartók, Félix-Alexandre Guilmant, Mozart, Pierre Sancan e Oswaldo Costa de Lacerda. O acompanhamento ao piano será feito pelos pianistas convidados Murilo Barbosa, Nikollas Luigi e Bruno Cruz, e pela pianista convidada Ludmilla Cunha. Para encerrar a noite de formatura, os academistas interpretam uma obra inédita de Jônatas Reis, Sinfonia Acadêmica nº 1, “Gratidão”, composta especialmente para a formatura, com a regência do maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais, e a participação da harpista da Orquestra, Clémence Boinot, e do percussionista da Orquestra, Rafael Alberto. A Academia Filarmônica foi criada em 2021 e tem como mentores os músicos da própria Filarmônica de Minas Gerais.
A distribuição de ingressos será feita a partir de sexta-feira, dia 19 de julho, ao meio-dia, pela internet, no site da Filarmônica (www.filarmonica.art.br), limitada a 2 ingressos por pessoa.
Para o maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais, a formação específica de instrumentistas para a atuação profissional em orquestras era um desejo que acompanhava a Filarmônica de Minas Gerais desde sua fundação. “A Academia Filarmônica vem suprir uma deficiência de alcance nacional que a Orquestra identificou logo nos seus primeiros anos, em 2008 e 2009: a lacuna existente entre o preparo técnico individual dos músicos e a qualificação necessária para integrarem uma orquestra profissional da qualidade da Filarmônica. Ficamos felizes que, nesses primeiros anos de atividade, já tivemos resultados palpáveis da validade do projeto, uma vez que vários de nossos bolsistas ingressaram em algumas das orquestras nacionais mais importantes ou conseguiram especialização em respeitadas escolas no exterior. Inclusive, um deles, em audição internacional, foi selecionado para ingressar na própria Filarmônica, num processo reconhecidamente dos mais desafiadores no país”.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Circuito Liberdade e Programa Amigos da Filarmônica. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A Academia Filarmônica conta com o apoio do Programa Amigos da Filarmônica e de patronos.
Recital de formatura da primeira turma da Academia Filarmônica
26 de julho – 20h
Sala Minas Gerais
Concerto gratuito
BÉLA BARTÓK Concerto para Viola
Murilo Barbosa, pianista convidado
Mikhail Bugaev, mentor
FÉLIX-ALEXANDRE GUILMANT Morceau Symphonique, op. 88
Wesley Procópio, trombone
Nikollas Luigi, pianista convidado
Mark John Mulley, mentor
MOZART Concerto para fagote em Si bemol maior, K. 191
Bruno Cruz, pianista convidado
Adolfo Cabrerizo, mentor
PIERRE SANCAN Sonatina para flauta e piano
Marcos Fernandes, flauta
Ludmilla Cunha, pianista convidada
Cássia Lima, mentora
OSVALDO COSTA DE LACERDA Improviso para flauta solo
Cássia Lima, mentora
JÔNATAS REIS Sinfonia Acadêmica nº 1: Gratidão
José Soares, regente
Marcos Fernandes, flauta
Laila Rodrigues, oboé
Jefferson Assis, clarinete
Juliana Santos, fagote
Ana Carolina Reggiani, trompa
Iury Guibson, trompete
Wesley Procópio, trombone
Diego Ricardo, tuba
Rafael Alberto*, percussão
Clémence Boinot*, harpa
Larissa Josué, violino
Vivian Brenda, violino
Josafá Ferreira, viola
Ludson Sales, viola
Leandro Fernandes, violoncelo
Guilherme Gonçalves, violoncelo
Filipe Coimbra, contrabaixo
*músicos da Filarmônica de Minas Gerais
A apresentação é gratuita. A distribuição de ingressos será feita na sexta-feira, dia 19 de julho, a partir do meio-dia, pela internet, no site da Filarmônica (www.filarmonica.art.br), limitada a 2 ingressos por pessoa.
Mais informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br
A Academia Filarmônica
Lançada em 2021, a Academia Filarmônica integra a plataforma educacional do Instituto Cultural Filarmônica e possibilita o aprimoramento técnico-musical de músicos de elevado potencial artístico, residentes em Minas Gerais, por meio do ensino de excelência, com vistas à prática sinfônica. Assim, a Filarmônica de Minas Gerais criou, no estado, um curso de referência para a formação de músicos qualificados, que terão mais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho das orquestras profissionais do país. Com a Academia, a Filarmônica desenvolve jovens talentos, habilitados e que estão pensando seriamente na carreira, viabilizando os meios necessários para que possam desenvolver sua aptidão.
Os mentores da Academia são: Adolfo Cabrerizo (fagote), Alma Maria Liebrecht (trompa), Cássia Lima (flauta), Clémence Boinot (harpa), Hilvic González (percussão), Israel Muniz (oboé), João Carlos Ferreira (viola), Marcus Julius Lander (clarinete), Mark John Mulley (trombone), Marlon Humphreys-Lima (trompete), Mikhail Bugaev (viola), Neto Bellotto (contrabaixo), Philip Hansen (violoncelo), Rafael Mendes (tuba) e Rommel Fernandes (violino). Os mentores de matérias teóricas são Alexandre Braga (História da Música), Rafael Pimenta (Percepção Musical) e Jônatas Reis (Análise Musical). A coordenação pedagógica fica a cargo de Gabriel Gama.