EntretenimentoEventos

A Capa e o Verso: Elaboração Colaborativa da Identidade Visual de um livro de poesia – poeta mineiro Cesco Napoli abre convocatória de seleção de artistas visuais para o seu novo livro – inscrições de 24 de abril a 24 de maio

O músico, compositor e poeta mineiro, Cesco Napoli prepara seu quarto livro de poemas intitulado “Poesia Demais Cansa”. Figura atuante na cena cultural da cidade, Napoli tem sua história marcada pelo diálogo e pela transversalidade e traz essa característica em suas obras. Através de uma convocatória de residência ele vai selecionar oito artistas das artes visuais para a construção da identidade visual e ilustrações da nova publicação. A residência “A Capa e o Verso: Elaboração Colaborativa da Identidade Visual de um livro de poesia” vai ser realizada dentro da Faculdade de Letras da UFMG por meio do LABED (Laboratório de Edição da FALE/UFMG), online e na Editora Impressões de Minas.

“O livro será dividido em 8 partes, com 8 poemas cada uma, a ideia é ter artistas de manifestações distintas para compor estas identidades, a exemplo do pixo e grafitti ou outras linguagens visuais”, explica Napoli.  Além da participação no livro, cada um dos contemplados na residência receberá um valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais)

 As inscrições para a residência “A Capa e o Verso: Elaboração Colaborativa da Identidade Visual de um livro de poesia” serão recebidas de 24 de abril a 24 de maio e podem participar artistas maiores de 18 anos residentes em Belo Horizonte e região. Pessoas interessadas farão suas inscrições via formulário que será disponibilizado nas redes sociais do autor https://www.instagram.com/napolicesco/).

Com o objetivo de democratizar o acesso ao recurso público Cesco Napoli realizará a oficina “Meme Pode ser Poesia” que será ministrada em quatro centros culturais situados nas periferias de Belo Horizonte e com transmissão simultânea via Instagram.

Centros culturais onde serão realizadas as oficinas de divulgação:

Usina de Cultura 16/04 – 15h – R. Dom Cabral, 765 – Ipiranga

Vila de Fátima – 26/04 – 14:30 – R. São Miguel Arcanjo, 215 – Nossa Senhora de Fátima

Lindéia – 10/05 – 14h – Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina

Urucuia – 17/05 – 14h – R. W-3, 500 – Pongelupe

 

O resultado com os selecionados será divulgado nas redes sociais do autor no dia 12 de junho e o livro tem seu lançamento planejado para segunda quinzena de setembro.

“Em tempos em que a discussão da interferência da Inteligência Artificial nos processos criativos é uma pauta relevante, trazer a participação de artistas visuais da cidade para o meu livro é uma maneira de falarmos da importância dos processos na arte, não apenas dos resultados”, conclui Napoli.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

 

SOBRE O AUTOR

Cesco Napoli é compositor, poeta, guitarrista, radialista, pesquisador e professor universitário. É apresentador do programa Tropofonia, na rádio UFMG Educativa. Integrante de bandas como Falcatrua e Divergência Socialista e atuante em diversos projetos culturais da cidade.

 SERVIÇO

Chamamento para a residência artística “A Capa e o Verso Elaboração Colaborativa da Identidade Visual de um livro de poesia

Quando: 24 de abril e 24 de maio

Inscrições via formulário disponiblizado no link:

https://forms.gle/JGFtSwgReD6ezTer9

 

Oficinas de divulgação “Meme Pode ser Poesia”

Onde: Centros culturais de BH,

Usina de Cultura  16/04 – 15h – R. Dom Cabral, 765 – Ipiranga

Vila de Fátima – 26/04 – 14:30 – R. São Miguel Arcanjo, 215 – Nossa Senhora de Fátima

Lindéia – 10/05 – 14h – Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina

Urucuia – 17/05 – 14h – R. W-3, 500 – Pongelupe

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo