BrasilEconomia

Como as startups femininas devem olhar para a governança corporativa: 5 dicas essenciais

*Por Carolina Gilberti, CEO da Mubius WomenTech Ventures

Você é daquelas pessoas que, quando ouve as palavras “governança corporativa”, já sente um frio na espinha, uma repulsa ao assunto?

Trago boas notícias! A governança corporativa é mais simples do que parece. Ainda tem dúvidas? Então fique aqui comigo, porque tenho certeza de que você vai mudar de ideia depois deste artigo.

A governança corporativa nada mais é do que um conjunto de práticas, processos e políticas adotadas por uma empresa para garantir uma gestão eficiente, transparente e responsável, visando atender aos interesses de todos os seus stakeholders — acionistas, gestores, funcionários, clientes, fornecedores, comunidade e mercado em geral.

Ok, o sentido literal não diz muita coisa. Mas analise comigo: o objetivo de se aplicar a governança corporativa é pautado em três palavras: eficiência, transparência e responsabilidade. O real desafio está na forma de exercer essas práticas e comunicá-las às partes interessadas.

Aqui vão 5 dicas de como a sua startup e você, enquanto líder, pode e deve olhar para a governança corporativa:

1- Primeiramente, olhe com olhos de amizade. Ela está aqui para ajudar você e o seu negócio. Quanto mais transparência e comunicação, mais segurança, engajamento e, consequentemente, ganhos o seu negócio terá.

2- Acessibilidade: não dificulte o acesso às informações. Crie canais de comunicação entre você, seu negócio e seus stakeholders. Quanto mais você puder alimentá-los de dados e informações, melhor. Porém, é importante equilibrar

e filtrar essas informações, para não enviá-las de forma excessiva.

3- Tamanho não é documento. Não é porque você é uma startup que não pode estruturar um conselho de administração e outros comitês especializados. Selecionar um grupo de pessoas que representem o seu negócio é fundamental

no relacionamento com os stakeholders. Lembre-se: essas pessoas precisam estar alinhadas ao propósito da empresa.

4- Relacionamento e posicionamento no mercado: startups já nascem com um propósito, muitas vezes antes mesmo de ter um produto e/ou solução. Sempre que possível, divulgue e fale sobre ele, posicione-se e crie autoridade a partir da sua expertise.

5- Por fim, por mais que sua empresa cresça e amadureça, não esqueça da sua essência e de onde veio. Esse sempre será o seu maior diferencial.

*Carolina Gilberti é CEO da Mubius WomenTech Ventures, a primeira WomenTech do Brasil. E-mail mubiusventures@nbpress.com.br.

 

Sobre a Mubius WomenTech Ventures

Parte da FCJ Venture Builder, a maior venture builder da América Latina em expansão, a Mubius WomenTech Ventures é a primeira WomenTech do Brasil. Com metodologia própria e validada no mercado de startups, a marca busca investir em lideranças femininas por acreditar que se trata de um novo olhar e de uma nova forma de se relacionar e de fazer negócios. Para mais informações, acesse: https://mubius.ventures/.

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo