Cataguases mais uma vez se destaca no cenário artístico e cultural brasileiro. O município da Zona da Mata será palco, de 21 a 29 de junho, da Semana de Arte de Cataguases 2024. Com o tema “Por uma perspectiva decolonial: ancestralidade e negritude”, o evento reunirá uma diversidade de expressões artísticas e de criadores de diferentes partes de Minas em uma programação intensa, variada e gratuita para todos os públicos.
A Semana de Arte de Cataguases 2024 é um projeto desenvolvido com patrocínio do Grupo Bauminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e conta com apoio de Fundação Bauminas, Prefeitura Municipal de Cataguases, Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, Animaparque e SENAI/SESI, com parceria Girarte, ONG Contato, UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e Vila Santana e é uma realização Studio Catá Arquitetura e Governo do Estado de Minas Gerais.
Mariela Oliveira, responsável pela coordenação geral da Semana de Arte de Cataguases, evidencia o ineditismo da iniciativa, ao propor um diálogo artístico amplo entre as diferentes manifestações artísticas com o conceito de ‘arte decolonial’. “Essa abordagem, muito difundida no meio acadêmico, transborda no cotidiano da população, reforçando a necessidade de desenvolvermos uma arte que vai além do entretenimento e nos faz refletir sobre uma arte política, capaz de combater as injustiças sociais. É nessa perspectiva que trazemos a Semana de Arte de Cataguases, nove dias com apresentações artísticas, exposições, ações formativas, rodas de conversas e performances com intervenções em monumentos arquitetônicos importantes da cidade. Além de incentivar a economia criativa, abrindo espaços para interações com comerciantes locais diversos e ligados à economia solidária”.
Abertura Oficial
A cerimônia de abertura oficial da Semana de Arte de Cataguases acontece na sexta-feira, 21 de junho, às 20 horas, ao ar livre, na plataforma da antiga Estação Ferroviária, no Centro do município de Cataguases-MG, com espetáculo gratuito. O evento conta com recursos de acessibilidade como rampas de acesso e tradução em LIBRAS. Neste grande encontro dedicado às diversas expressões das artes, o público poderá conferir a exibição de curtas-metragens, videodanças, curtas experimentais e videoclipe. Em seguida, apresentações, conduzidas a partir do roteiro original de Marcos Vinícios Lima criado especialmente para essa ocasião, que terão como Mestres de Cerimônia os artistas Tarcísio Vória e Tatiane Dias e com direção de Mariela Salgado e Marcus Diego.
“Em um flerte histórico com a Semana de Arte Moderna de 1922, nossa cerimônia artística de abertura ressignificará a essência deste marco da arte moderna no Brasil, procurando desconfigurar seu caráter elitista, dando espaço para o fortalecimento da democratização cultural, gerando um verdadeiro ambiente de comunhão artística”, afirma o multiartista, consultor e produtor executivo do evento, Marcus Diego.
“Teremos em cena mais de 120 artistas, celebrando e apresentando o conceito de arte decolonial, sendo transpirado pelos poros de diferentes linguagens e manifestações artísticas”, salienta Marcus.
Abertura Semana de Arte de Cataguases 2024
Exibição de curtas-metragens, videodanças, curtas experimentais e videoclipe:
- “Videodança Movimentos Modernistas”, de Priscila Sandes
- “Texturas à Flor da Pele”, de Tatiane Dias
- “Instinto Break: Resistência da cultura Hip-hop em Cataguases”, do Instinto Break
- “Espetáculo “LEI”: espaço aberto em releituras de memórias coreográficas”, do Projeto Girarte
- “Videodança Movimentos Vicinais”, do Projeto Girarte
- “Madame Solidão”, videoclipe de Carmim, a banda
Solenidade de Abertura – Apresentadores: Tarcísio Vória e Tatiane Dias – Roteiro de Marcos Vinicius Lima – Direção: Mariela Oliveira e Marcus Diego
Atrações:
- FLIP (Artista e performer musical)
- Grupo de Pesquisa Girarte (artes cênicas)
- Thaylis Carneiro (participação especial)
- Priscila Sandes (participação especial)
- Beto Pavão (participação especial)
- Projeto Feliz é Quem Toca e Banda Feliz é Quem Toca
- Phillip Smoke com grupo Instinto Break (Danças e artes urbanas)
- Newdreamcia (Danças urbanas)
- Crianças do Projeto Ballet “Dançar é Arte”
- Grupo de canto e dança afro Justino e São Vicente – Agentes de Pastoral Negros – APNs
- Apresentação Abadá Capoeira – Professor Chinês
- Projeto Catatau – Graffa
- Solo de ballet clássico Elisângela Rodrigues
- Projeto EncantARTE Sicoob Coopemata
- Grupo TOCA (artes cênicas)
- Show musical de Comum & Abu + Banda Caldo
- Soldado Rima Rica (Participação especial)
Sobre a Semana de Arte de Cataguases 2024
A Semana de Arte de Cataguases 2024 tem como objetivo estimular a valorização e o desenvolvimento da cena artística cataguasense. O evento busca viabilizar intercâmbios culturais, diálogos e conexões que posicionarão Cataguases no curso de uma autêntica revolução nas artes brasileiras.
Turistas, visitantes e a população do município poderão vivenciar uma experiência que conecta Cataguases à sua rica expressão artística, celebrando a confluência de talentos e artistas que se posicionam na vanguarda cultural e artística decolonial. Por meio de seus trabalhos, esses criadores demarcam seus territórios, combatem as estruturas opressoras do colonialismo e o apagamento sistemático de suas memórias e subjetividades.
Acompanhe a programação da Semana de Arte de Cataguases 2024
No Instagram: @coletivocatarte
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio: Grupo Bauminas
Apoio: Fundação Bauminas, Prefeitura Municipal de Cataguases, Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, Animaparque e SENAI/SESI
Parceria: Girarte, ONG Contato, UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e Vila Santana
Realização: Studio Catá Arquitetura e Governo do Estado de Minas Gerais
Apoios locais: OCCA bar, ODARA, Bazar René, MIBA, MB Imobiliária, Visual Impressões e Transportes VT