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Gastronomia está entre as preferências do brasileiro, mostra estudo do Grupo EP com foco em atuação regional

Estudo revela crescimento e relevância da gastronomia na mídia, acompanhando as preferências do público e suas tendências

O público que consome conteúdos de gastronomia tem o hábito de dedicar mais tempo à TV aberta do que a população em geral – Crédito: Divulgação

Expressão da diversidade cultural, a gastronomia reflete a variedade da culinária como uma manifestação vívida de tradições, histórias e identidades. O Grupo EP, conglomerado de mídia com atuação no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais, divulga estudo sobre o aumento do consumo e da audiência de conteúdos de gastronomia em diferentes meios e plataformas, com dados inéditos sobre os veículos no interior paulista. A empresa possui conteúdos e ações sobre gastronomia em suas mídias: EPTV, CBN Campinas, CBN Ribeirão Preto, Jovem Pan Ribeirão Preto, EP FM, acidade on, Tudo EP e g1. O estudo está disponível no link: https://www.negociosep.com.br/form-estudos/.

O estudo revela que, na área de cobertura do Grupo EP, o público que consome conteúdos de gastronomia tem o hábito de dedicar mais tempo à TV aberta do que a população em geral, mostrando a relevância desse meio para os interessados em temas culinários. Na região de Campinas, por exemplo, a média diária de consumo foi de 6 horas e 20 minutos, o que representa um aumento de 11% em relação ao tempo médio de visualização da população em geral, segundo dados da Kantar IBOPE Media.

O estudo aponta que as bebidas e os ingredientes usados na alimentação tiveram um crescimento de 7% no número de marcas investindo em TV aberta, ainda de acordo com a Kantar. Ao aumentar a presença das marcas em emissoras da região, a pesquisa aponta que as empresas estão capitalizando de forma eficaz o interesse do público por conteúdos culinários, alcançando uma base de espectadores mais ampla e engajada. 

Stéfani Espinosa, Gerente de Inteligência e Planejamento de Mercado e Treinamento do Grupo EP, ressalta que a capacidade de adaptação aos recursos de comunicação facilita a expansão da gastronomia em diferentes plataformas. “Uma grande parcela do público consumiu conteúdos gastronômicos nos canais do Grupo EP, o que evidencia a relevância de incluir diferentes meios de comunicação na estratégia das marcas, visando uma campanha multiplataforma. Além disso, o aumento de 11% no investimento publicitário no setor destacado na pesquisa, em 2023, reflete o reconhecimento da gastronomia como um segmento estratégico no mercado”, diz.

Stéfani Espinosa, Gerente de Inteligência e Planejamento de Mercado e Treinamento do Grupo EP – Crédito: Divulgação

O estudo compõe a vertical de gastronomia do Grupo EP. Neste ano, a empresa passou a desenvolver seus projetos de acordo com as áreas de interesse de seu público, com o objetivo de integrar seus veículos e concentrar-se em segmentos relevantes para o mercado. São eles: gastronomia, agronegócio, inovação e tecnologia, ESG, games e esportes.

Sobre o Grupo EP

O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 43 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.

As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.

O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,39% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2023 / IPC Maps 2023).

Redes sociais: @negocios.ep

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

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