CulináriaGastronomia

Mantiqueira produz queijo de 130 kg 

Maior queijo da Mantiqueira tem 130 kg e ficará por um ano em maturação. Batizado de 'Soberano da Mantiqueira', o queijo tem 90cm de raio e 35cm de altura

A Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, agora é lar do maior queijo já produzido na região, um verdadeiro gigante de 130 kg. O produto passará por um ano em processo de maturação.

O projeto do “Soberano da Mantiqueira” foi liderado pelo produtor cultural Jordane Macedo, conhecido pela Rota do Queijo de Minas, e contou com a colaboração de Renata De Paoli, fundadora da Curadoria do Queijo, e Henrique Maranata, queijeiro e presidente da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal de Mantiqueira de Minas (APROMAM).

O queijo impressiona com suas dimensões de 90 cm de raio e 35 cm de altura. A produção exigiu 1350 litros de leite cru e uma forma de aço inox especialmente construída pela Inoxul.

“Após o sucesso com o ‘Canastra Imperial II’, que com 36 kg foi o maior Canastra da história, decidimos aceitar um desafio ainda mais grandioso”, declarou Jordane Macedo. Ele descreveu o processo como uma verdadeira operação de guerra, que contou com o uso de uma “girafa”, um mini guindaste necessário para lidar com a enorme massa de leite.

PUBLICIDADE

https://c4608787c9b6c0c63547f97ef9634435.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

A produção ocorreu na segunda semana de maio, na queijaria Dom Carmelo, em parceria com os produtores Alexandre e Renato Fonseca. Também participaram da empreitada Márcia Castilho, presidente do Sindicato Rural de Itamonte, e os queijeiros Ivair e Lucia da Serra da Canastra, do Queijo do Ivair. A responsabilidade técnica ficou a cargo de Renata De Paoli, juntamente com Thais do Senar e Henrique Maranata.

Rota do Queijo de Minas Gerais

A Rota do Queijo de Minas, projeto cultural de Jordane Macedo, promove os renomados queijos de Minas Gerais. O roteiro inclui visitas às principais queijarias de São Roque de Minas, no coração da Serra da Canastra, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva na produção da iguaria.

PUBLICIDADE

https://c4608787c9b6c0c63547f97ef9634435.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Jordane já presenteou o Papa Francisco com um queijo premiado, recebendo uma carta de agradecimento do Pontífice. Entre seus feitos, destaca-se a produção do “Imperial II”, o maior queijo Canastra até então, com 36 kg, e agora o “Soberano da Mantiqueira”, com impressionantes 130 kg.

Jordane também organiza o evento “Made in Minas Gerais”, que em sua quarta edição, em 2024, atraiu mais de 9 mil pessoas à Praça da Savassi, em Belo Horizonte, para celebrar os patrimônios mineiros como o queijo e a viola caipira.Compartilhar no FacebookTweetar

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo