Odoyá! Visita-cortejo percorre o acervo do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo a partir das representações de Iemanjá
Atividade gratuita conduzida pelo educador Du Kiddy Artivista propõe um percurso pelo acervo do Museu a partir das representações artísticas de Iemanjá, reunindo arte, religiosidade e memória

São Paulo, 2 de fevereiro de 2026 – O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, realiza, no dia 7 de fevereiro, sábado, das 10h30 às 12h, a visita-cortejo – “Odoyá: a presença de Iemanjá no acervo do Museu”, atividade gratuita conduzida pelo educador Du Kiddy Artivista.
A visita apresenta ao público as diferentes representações artísticas de Iemanjá presentes no acervo do Museu, trazendo pontos centrais sobre a epistemologia do orixá, tratada no Brasil como a rainha dos mares nas religiões de matriz africana. Celebrada nacionalmente no dia 2 de fevereiro, com grande destaque para a cidade de Salvador (BA), Iemanjá ocupa lugar central nas práticas religiosas e culturais afro-brasileiras.
O percurso da visita acontece nos espaços expositivos do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo e tem início com um cortejo simbólico, que parte da entrada principal do Museu. A primeira obra analisada é “Homenagem a dois de fevereiro”, da artista Yêdamaria, em exibição na mostra Popular, populares, no subsolo do Museu.
Em seguida, o grupo se desloca para a seção dos orixás, onde é apresentada a vestimenta de Iemanjá pertencente ao acervo temporário de longa duração. O trajeto segue para a seção de arte barroca, com a análise das representações de Nossa Senhora da Conceição, evidenciando os processos de sincretismo religioso presentes na formação cultural brasileira. A visita é encerrada com a obra “Iemanjá”, da artista Isa do Rosário, estabelecendo conexões entre arte contemporânea, espiritualidade e a presença das mulheres nas artes.
Como parte do caráter simbólico da atividade, o público é convidado a levar uma rosa branca ou outra flor branca de sua escolha, em gesto de respeito e homenagem a Iemanjá.
Serviço
Visita Temática | Odoyá: a presença de Iemanjá no acervo do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Dia: Sábado, 7 de fevereiro
Horário: 10h30 às 12h
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10
Parque Ibirapuera – São Paulo (SP)
Atividade gratuita
Classificação indicativa: livre
Inscrições: https://museuafrobrasil.byinti.com/
Informações: (11) 3320-8900
Sobre o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu fundador, Emanoel Araujo (1940-2022), o museu é um espaço de história, memória e arte. Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo conserva, em cerca de 12 mil m², um acervo museológico com mais de 8 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias.




