CulturaNoticias

Projeto Desvios “Moradores – Palladium”: Sistema Fecomércio MG transforma memória em arte viva no Sesc Palladium

Projeto Desvios "Moradores – Palladium" inaugura exposição nessa sexta-feira (17) e promove vivências, oficinas e lança filme documentário até março de 2026

O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, realiza o Projeto Desvios “Moradores – Palladium”, que celebra personagens e memórias da trajetória do antigo Cine Palladium e do Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Uma exposição em grande formato será inaugurada nesta sexta-feira (18/10), às 10h, nos espaços Foyer Augusto de Lima e Foyer Rio de Janeiro, e ficará aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 21h, até 16 de março de 2026.
A proposta transforma áreas de circulação — como foyers, corredores e espaços externos — em ambientes de convivência entre arte e público. Com obras visuais em diferentes linguagens, tendo a fotografia como elemento central, a mostra oferece uma experiência estética acessível, integrada ao cotidiano.
Personagens e histórias
Fruto de um processo colaborativo criado pelo Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio, da NITRO Histórias Visuais, o Desvios “Moradores – Palladium” valoriza a escuta sensível e o envolvimento direto da comunidade. Para tanto, durante dois dias, a partir de uma “tenda de ouvir e contar histórias” montada na esquina da avenida Augusto de Lima e da rua Rio de Janeiro, cerca de 100 personagens foram fotografados e tiveram seus depoimentos, lembranças e memórias documentados.
As histórias compartilhadas por eles revelam a memória viva do Sesc Palladium e as experiências que ajudam a construir a identidade da cidade, a partir do antigo Cine Palladium. Esse olhar afetivo sobre o território, guiado por quem o vive, sente e transforma, que é a essência da exposição que se inaugura nessa sexta-feira.
Até março de 2026 — ano em que o Sesc Palladium completa 15 anos — serão promovidos debates, oficinas culturais e produções fotográficas e audiovisuais, culminando no lançamento de um documentário.
Programação completa
  • Terça a quinta-feira, 14 a 16/10/2025 / Das 9h às 12h
Vivência: Montagem e cenografia expositiva: como ocupar espaços com histórias
  • Sexta-feira, 18/10/2025 / Das 10h às 12h
Abertura da exposição Desvios Moradores – Sesc Palladium
  • Quinta e sexta-feira, 13 e 14/11/2025 / Das 9h às 17h
Captação de depoimentos (tenda do Projeto Moradores)
Vivência: Documentação de histórias orais: ouvir e contar histórias com o Projeto Moradores
  • Quarta-feira, 03/12/2025 / Das 18h às 21h
Debate: O processo construtivo do Desvios Moradores – Palladium e a importância de preservar a memória da cidade
  • Sábado, 31/01/2026 / 19h
Lançamento do documentário Desvios Moradores – Palladium
  • Sexta-feira, 27/02/2026 / Das 14h30 às 17h
Vivência: Montagem e narrativas audiovisuais do Projeto Desvios Moradores
Sobre a Fecomércio MG e o Sesc em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo cerca de 750 mil empresas e respondendo por mais de 50 sindicatos. Hoje sob a presidência de Nadim Donato, a Fecomércio MG atua há 86 anos como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o poder público e a sociedade.
Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e comerciárias, empresários e empresárias e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há quase 80 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio.  Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 38 unidades fixas e 13 unidades móveis.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), hoje presidida por José Roberto Tadros, e atua ativamente na defesa dos interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Seu papel é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
PROJETO DESVIOS “MORADORES – PALLADIUM”
Realização: Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas
Idealização NITRO Histórias Visuais
Autores Alexandre Baxter, Bruno Magalhães, Gustavo Nolasco e Marcus Desimoni
Autor convidado Walfried Weissmann
Coordenação geral NITRO Histórias Visuais
Coordenação de produção Agentz Produções Culturais e Sheila Katz
Equipe de produção Juliana Juliana Sevaybricker, Thiago Sgarbi e  Bruna Feitosa
Assessoria pedagógica Amanda Moreira
Assessoria acessibilidade Flávio Maia
Coordenação financeira Luiza Pereira Lima
Atendimento Fernanda Xavier
Gerenciamento e organização de arquivos digitais Gislene Rodrigues, Ingrid Fonseca, Luciene Braga e Viviane Andrade
Projeto Expográfico Vitor Moura
Construção cenográfica Marcos Lustosa
Cenotécnico Richard Carvalho
Designer Fabiana Ferraresi
Revisão Érica Aniceto
Tratamento de imagens e pré-impressão André Luppi
Montagem e edição de filmes Alexandre Baxter e Bruno Monteiro
Impressão da exposição Trama Comunicação
Impressão fotográfica Centro Fotográfico

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo