EntretenimentoTeatro
A MostrArte Feluma traz na programação de outubro o primeiro espetáculo internacional para o palco do Teatro Feluma, a peça “A Língua em Pedaços”.

Nos dias 18 e 19 de outubro, o Teatro Feluma recebe o espetáculo internacional, “A Língua em Pedaços”. Um texto premiado do escritor espanhol Juan Mayorga, encenado por Carla Chambel e interpretado pelo ator luso-brasileiro, Beto Coville e a atriz portuguesa, Luísa Ortigoso.
O espetáculo leva o público a uma jornada intrincada pelo mundo de Teresa d’Ávila, uma figura que, hoje, considerada uma reformadora, desafiou as convenções da sociedade espanhola do século XVI. Ela era uma mulher com uma visão progressista e intelectual que empoderava as mulheres a encontrarem a divindade em suas vidas diárias. No entanto, essa perspectiva inovadora colide diretamente com o caminho conservador que Teresa propõe às mulheres que escolhem o convento. Teresa propõe enfrentar a negação não apenas do prazer, do conforto, da riqueza, mas também da plenitude da sua existência como mulher, já que a sociedade a pressiona a retirar-se do mundo e a dedicar-se à vida monástica, encontrando a sua felicidade ao estar com Deus.
Baseada na sua autobiografia, a peça encena um confronto imaginário entre Santa Teresa e um inquisidor, explorando a luta de Teresa por seus direitos e sua conexão com o sagrado.
“Neste espetáculo, o público pode contar com interrogações sobre temas que acabam por ser bastante atuais – as mulheres numa sociedade patriarcal, as crenças, os desafios do pensamento e a vida. Foi um desafio bastante intenso. O debate interno de Teresa, as dúvidas e as certezas numa luta constante. Perceber a mulher que foi Teresa. Dar-lhe dimensão humana… Mas quando uma personagem nos desafia, o prazer é maior“. (Luísa Ortigoso)
“Meu personagem é um inquisidor que coloca em causa a verdade das palavras de Teresa. É aquele que interroga, que descredibiliza, que provoca, que ameaça o que não entende. Um reflexo de muitos que, nos dias de hoje, fazem o mesmo, procurando calar e amordaçar quem pensa diferente ou além do seu conhecimento. Me desafia como ator criar uma personalidade tão oposta à minha, ao mesmo tempo que me mostra o quão frágil é o ser humano na sua arrogância de achar que é o centro do universo e que tudo tem de girar ao seu redor”. (Beto Coville)
Sobre os artistas
Beto Coville é um ator luso-brasileiro que estudou teatro em São Paulo e fez Mestrado em Artes Cênicas na Universidade Nova de Lisboa, atuando em várias montagens tanto em Portugal quanto no Brasil. Além dos palcos, o ator atuou em telenovelas portuguesas e brasileiras da TV Globo, Band e SBT e tem uma longa carreira no cinema. Beto também é conhecido pelo seu trabalho na direção de várias produções.
Luísa Ortigoso é uma atriz portuguesa, com mais de 45 anos de carreira, conhecida por seus vários trabalhos no teatro, televisão, cinema e rádio. A atriz já integrou o elenco de vários projetos da TVI, de Portugal, entre eles as novelas: “Anjo Selvagem” (2001-2003), “Tu e Eu” (2006-2007), “Bem me quer” (2020-2021), entre outros
Serviço
Espetáculo “Língua em Pedaços”
Data: 18 e 19 de outubro
Horário: sábado, às 20h e domingo, às 17h
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 80 minutos
Local: Teatro Feluma – Alameda Ezequiel Dias, 275, 7º andar – Centro – Belo Horizonte/MG
Ingressos gratuitos pelo Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/111364
MostrArte Feluma
A MostrArte Feluma integra a programação de atividades culturais da Feluma e é uma realização do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com incentivo de colaboradores da Feluma e patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Seguros Unimed.
Fundação Educacional Lucas Machado – Feluma
A Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) é uma organização filantrópica com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da comunidade por meio de atividades educacionais, de saúde e assistência social, além de realizar pesquisas nos campos das Ciências Humanas e Biológicas.
A Feluma está entre os maiores serviços assistenciais 100% SUS de Minas Gerais e possui um diferencial significativo em sua missão: unir o ensino de qualidade à prestação de um atendimento de excelência nas suas unidades de saúde. A Fundação é estruturada como um dos maiores ecossistemas de ensino e assistência de Minas Gerais por meio de seus seis institutos Ciências Médicas: Faculdade, Hospital Universitário, Ambulatório, Instituto de Olhos, Instituto de Oncologia e Instituto Cultural, responsável por gerenciar o Teatro Feluma, a Editora Universitária Ciências Médicas e o Centro de Memória Ciências Médicas.
Através de seu Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais (ICCM-MG), a Feluma visa manter e promover atividades culturais e de patrimônio histórico, além de fomentar a produção artística, ampliando o acesso à cultura e viabilizando projetos socioculturais para a comunidade.
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.
Seguros Unimed
A Seguros Unimed é o grupo segurador e braço financeiro do sistema de cooperativas médicas Unimed, presente em mais de 90% do território nacional. Com uma trajetória de mais de 35 anos no mercado, a companhia atende a 6,6 milhões de segurados nos segmentos de Saúde, Odontologia, Vida, Previdência (aberta e fechada) e nos Ramos Elementares (com seguros patrimoniais e de responsabilidade civil médica). Desde 2019, atua também na gestão de recursos financeiros para o sistema cooperativo, com a criação da InvestCoop Asset Management. O grupo conta com mais de 1,9 mil colaboradores na Matriz e Central de Relacionamento, além de outros 20 escritórios regionais pelo país.