EstadoNoticias

estival da Primavera movimenta Parque Ecológico de Itabirito

Em celebração à chegada da nova estação, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou entre os dias 21 e 27 de setembro o Festival da Primavera, no Parque Ecológico de Itabirito.

Com foco na educação ambiental, a programação do evento reuniu atividades educativas, culturais e ambientais, com o objetivo de valorizar o Parque, estimular o cuidado com o meio ambiente e proporcionar momentos de lazer e integração entre os visitantes.

A abertura, no dia 21 de setembro, foi marcada pela passagem da Meia-Maratona Irenice Maria Rodrigues pelo Parque. Ao longo da semana, o público teve acesso a oficinas, minicursos, exposições e atividades ao ar livre.

A programação do Festival contou com um minicurso de Fotografia da Natureza, cujas imagens receberam intervenções bordadas na oficina de Intervenção Bordada em Fotografia de Natureza, plantio de árvores de floração amarela, oficina de kokedama e a Feira de Produtos da Agricultura Familiar.

“O Festival da Primavera reafirmou o papel do Parque Ecológico como espaço de convivência e educação ambiental. A proposta é ampliar o vínculo da população com a natureza, promovendo consciência ambiental e valorização da cultura local”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite.

Encerramento com programação diversificada

O encerramento do festival, no dia 27 de setembro, contou com programação ampla e gratuita, incluindo doação de mudas nativas, ornamentais, frutíferas e hortaliças; feira de adoção de cães e gatos; feira da agricultura familiar e de artesanato; além de oficinas de arranjos florais e de manejo de abelhas sem ferrão.

O público também pôde conferir exposições temáticas sobre insetos polinizadores e os trabalhos desenvolvidos durante a semana, além de acompanhar o resultado do concurso de desenho das escolas municipais, seguido de uma sessão de observação da Lua.

“Vim para prestigiar o Festival. Achei incrível! Gostei muito da decoração e das oficinas gratuitas. Vim especialmente por meio do site da Prefeitura para receber uma muda de planta. Iniciativa excelente, tanto para o meio ambiente quanto para o convívio social e interação entre as pessoas”, destacou Raissa Helena, de Ouro Preto.

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo