Musica

Portugal. The Man está de volta com novo single “Denali”

Foto: Maclay Heriot

Escute aqui.

Baixe o material aqui.

Logo após o lançamento-surpresa do EP uLu Selects Vol #2, Portugal. The Man está de volta com a explosiva nova faixa, “Denali”. Sintetizadores distorcidos e pesados e guitarras grunge sustentam os vocais marcantes de John Gourley. A banda, criada no Alasca e baseada em Portland, resgata suas raízes com a nova faixa, batizada em homenagem à famosa montanha do Alasca.

Há alguns meses, Portugal. The Man lançou o EP-surpresa uLu Selects Vol #2, no qual a banda abriu o jogo e entregou uma coleção de exorcismos sonoros. Ao longo de suas quatro faixas, o grupo mergulhou totalmente no desconforto, na vulnerabilidade e naquela sensibilidade pop distorcida que só Portugal. The Man é capaz de oferecer.

Portugal. The Man alcançou novos patamares em 2017 com o lançamento do álbum Woodstock, hoje certificado Platina pela RIAA. O álbum foi marcado pelo sucesso impressionante do contagiante single “Feel It Still”, que rendeu ao grupo um GRAMMY na categoria “Best Pop Duo/Group Performance”, certificação 7x platina pela RIAA, um recorde de 20 semanas consecutivas em #1 no rádio alternativo, além de presença constante nas paradas de Top 40.

Junto com o brilho de suas inúmeras conquistas musicais, está a longa paixão do grupo pela justiça social. De fato, é justamente nesse cruzamento que Portugal. The Man prospera: ao longo de sua carreira, a banda tem mostrado como é possível se dedicar profundamente tanto à arte quanto ao ativismo. Essa postura acabou inspirando a criação da Pass The Mic Foundation, em 2020, com foco em questões universais ligadas a direitos humanos, saúde comunitária e meio ambiente, com ênfase em causas que afetam diretamente os povos indígenas. Entre elas estão a Alaska Native Health (oferecendo serviços de saúde da mais alta qualidade para o povo nativo do Alasca) e a Seeding Sovereignty (radicalizando e rompendo espaços colonizados por meio de trabalhos relacionados à soberania da terra, do corpo e da alimentação, entre outros). A banda também se dedica a aumentar a conscientização e arrecadar fundos vitais para a comunidade DHDDS, através da campanha Frances Changed My Life. Criada em homenagem à filha de Gourley, Frances, a campanha tem como objetivo apoiar famílias afetadas por DHDDS, ajudando a aliviar tanto os encargos emocionais quanto os financeiros que acompanham doenças raras. Nos últimos anos, o grupo arrecadou e doou mais de um milhão de dólares para ambas as instituições.

Portugal. The Man também fez parcerias com diversas organizações, incluindo National Coalition Against Censorship, The Skatepark Project (ajudando comunidades a construírem pistas de skate públicas para jovens em áreas carentes), March for Our Lives (Reforma no Controle de Armas), Keep Oregon Well (Saúde Mental) e Protect Our Winters (Mudança Climática), para citar apenas algumas. Em 2022, a banda reforçou seu compromisso com o ativismo ao lançar a iniciativa PTM’s NIGHT OUT, voltada a apoiar fãs com deficiência que necessitam de acesso ADA.

Capa do single

Sobre a ForMusic:

Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras. 

ForMusic nas redes:

Website | Facebook | Instagram

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo