RAISSA GUIMARÃES MINISTRA OFICINA GRATUITA “PARIR: A MATERNIDADE NA MITOLOGIA”
Encontros encerram o projeto "Histórias que nos habitam: em todo lugar" e acontecem nos dias 3 e 4 de outubro, no Centro Cultural São Geraldo e Centro Cultural Venda Nova, respectivamente.

O projeto “Histórias que nos habitam” oferece nos dias 3 e 4 de outubro, a oficina “PARIR: A MATERNIDADE NA MITOLOGIA”, conduzida pela multiartista Raissa Guimarães. No dia 3 de setembro, sexta-feira, a oficina acontece das 14h às 17h, no Centro Cultural São Geraldo e no dia 4 de setembro, sábado, das 14h às 17h, no Centro Cultural Venda Nova As inscrições estão abertas através do link: https://forms.gle/jHz2S4dKxnaDjNZb7. Todas as oficinas contarão com a presença de profissional especializado em acessibilidade que é também intérprete de Libras.
A maternidade é um tema bastante presente nas mitologias e estão diretamente ligadas ao corpo feminino e sua capacidade de parir um novo ser. O assunto, porém, possui muitas nuances conforme a região originária dos mitos e seus aspectos culturais apresentando as figuras mitológicas femininas em contextos e contornos distintos. Nessa oficina de contação de histórias será explorado o universo da maternidade em diferentes prismas, na intenção de se ampliar e se aprofundar na visão da relação mulher-mãe no campo do simbólico – matéria prima das mitologias. O objetivo é compreender os contextos históricos que permeiam a construção mítica da mulher-mãe pela prática da contação de histórias que busca lugares de reverberação, apropriação e ressignificação em cada participante.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Sobre Raissa Guimarães
Raissa Guimarães, natural de Belo Horizonte, é atriz, palhaça, diretora, preparadora corporal, artista circense, pesquisadora e educadora, possui 23 anos de experiência em teatro. Mestre na linguagem de máscaras teatrais (UNICAMP) e Bacharel em Artes Cênicas com formação complementar em Filosofia (UFMG). É fundadora e membro da companhia de circo Cia Dois Palito há 8 anos. É educadora de circo no Arena da Cultura. É contadora de estórias há 11 anos formada pelo programa Letras e Textos em Ação do curso de letras da UFMG.
Sobre o projeto “Histórias que nos habitam”
O projeto “Histórias que nos habitam” surgiu em 2018, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, como uma forma de retribuição ao local onde a multiartista e idealizadora do projeto, Jéssica Tamietti, começou, aos onze anos, a sua trajetória artística. Nesta edição, “Em todo Lugar”, outras mulheres foram convidadas para falar e propor vivências a partir do universo da contação de histórias. Serão oferecidas duas oficinas gratuitas a cada mês para jovens e adultos, entre abril e outubro, em quatro centros culturais da capital mineira: Centro Cultural Venda Nova, Centro Cultural Santa Rita, Centro Cultural São Geraldo e Centro Cultural Usina De Cultura.
Serão quarenta e duas horas de formação gratuita e com direito a certificado de participação. O conteúdo dos encontros não é continuado, portanto, os interessados podem escolher quais dias e locais participar. O curso é aberto para todas as pessoas que se interessarem na arte de contar histórias.
SERVIÇO
“Histórias que nos habitam: em todo lugar” De abril a outubro de 2025 “PARIR: A MATERNIDADE NA MITOLOGIA”com Raissa Guimarães03/10 (sex), das14h às 17h, no Centro Cultural São Geraldo 04/10 (sab), das 14h às 17h, no Centro Cultural Venda Nova Inscrições gratuitas pelo site: https://forms.gle/jHz2S4dKxnaDjNZb7 Mais informações no Instagram @historiasquenoshabitam |