75,8% das empresas de comércio tiveram vendas iguais ou melhores no Dia dos Pais
A pesquisa Monitor de Vendas – Dia dos Pais, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG em todo o estado, aponta que 75,8% das empresas obtiveram resultados iguais ou melhores nas vendas em comparação com o ano passado.
O levantamento mostra um resultado animador para o comércio, com 62,9% das empresas entrevistadas tendo as expectativas de vendas atendidas.
Para 47,6% dos empresários, o resultado das vendas foi igual ao de 2025, enquanto 28,2% informaram que foram melhores. Conforme 24,2%, os resultados deste ano foram piores do que os do ano passado.
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca que o resultado do período do Dia dos Pais de 2025 foi ao encontro das expectativas dos empresários, além de representar um importante termômetro para as demais datas comemorativas do ano. “As vendas de 2024 para o período do Dia dos Pais já apontaram para um aquecimento do comércio. Em 2025, notamos que 75,8% dos empresários varejistas acompanharam vendas iguais ou melhores do que as do ano passado o que nos permite acreditar que os consumidores estão indo às compras e que o endividamento das famílias não está afetando de maneira acentuada as vendas. Esse resultado indica que as próximas datas comemorativas do ano também apresentem resultados promissores”, conclui Martins.
Entre as 31,4% das empresas com melhores de vendas, houve um aumento de 5,01% a 10% na comparação com o Dia dos Pais de 2025. Para as que obtiveram resultados piores, 30,0% indicam queda entre 5,01% e 10,0%.
A pesquisa mostra que as vendas da categoria presentes predominaram para 57,3% das empresas. As roupas se destacaram com 26,7% do total das vendas, seguidas por 19,7% de calçados e 16,9% de cosméticos.
As compras para a data comemorativa apontam para maiores vendas de carnes, (37,8%) e bebidas, (32,4%). De acordo com 28,2% dos entrevistados, após a data ainda haveria compra de presentes para os pais.
O levantamento Monitor de Vendas Dias dos Pais foi realizado na modalidade survey telefônico com o comércio varejista do estado de Minas Gerais, entre os dias 11 e 13 de agosto de 2025. Participaram 145 empresas das regiões de planejamento – Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.