EntretenimentoEventos

Autêntica é palco do Tchanzinho Bronzeado nesta sexta-feira com encontro de blocos

Encontro marcante do pré-carnaval promete aquecer o público na sexta-feira, dia 16/01, na Autêntica, com ingresso a partir de 30 reais

Uma noite para celebrar a memória afetiva do Carnaval de Belo Horizonte, o gingado do Axé e o encontro de dois blocos que marcam a história da folia na cidade. No dia 16 de janeiro, a Autêntica, a partir das 19h, no bairro Santa Efigênia, recebe o Tchanzinho Bronzeado, evento que nasceu anos atrás como um encontro simbólico entre trajetórias que ajudaram a consolidar o carnaval de rua de Belo Horizonte como um dos mais vibrantes do país. A programação conta com o ensaio do bloco Tchanzinho Zona Norte, show da Juventude Bronzeada em sua configuração especial Juvebandão, além de DJ Deriz, garantindo uma pista acesa do início ao fim da noite.

Criada em 2013, a Juventude Bronzeada conecta a memória afetiva do Axé Music com a cena musical contemporânea. Nascida do desejo de reviver a energia contagiante da música baiana das décadas de 1980 e 1990, a banda construiu um repertório que homenageia nomes como Banda Eva, Banda Mel, Olodum, Timbalada e Daniela Mercury, além de sucessos da música popular brasileira contemporânea, sem abrir mão da experimentação e da criação autoral.

Em 2017, lançou o álbum Tropical Lacrador, com composições de artistas da cena belo-horizontina, e em 2023 celebrou seus dez anos com o EP Pra gente não desgrudar. Além dos palcos, a Juventude Bronzeada comanda um dos blocos mais expressivos do Carnaval de Belo Horizonte. Desde 2014, sua apresentação na terça-feira de Carnaval se tornou um marco da folia na cidade. Em 2025, o bloco reuniu mais de 100 mil foliões, consolidando sua força e relevância.

No Tchanzinho Bronzeado, a banda se apresenta em sua configuração especial Juvebandão, que mistura a potência do show de palco com a energia do carnaval de rua. Nessa formação, além de músicos profissionais que compõem a banda, o palco se transforma na representação de um cortejo: parte da bateria sobe para a cena, com destaque para os regentes de naipes, que conduzem a performance carnavalesca com uma instrumentação percussiva de muita expressão. O resultado é uma experiência que aproxima o público da vivência do desfile e cria um show com gosto de rua, de encontro e de carnaval vivido coletivamente.

O Tchanzinho Zona Norte é um dos blocos mais tradicionais do carnaval de rua de Belo Horizonte. Surgiu em 2012, construindo sua identidade a partir de um repertório que evoca a memória afetiva da chamada “baixa gastronomia” da axé music dos anos 1990 e 2000, celebrando uma estética popular, dançante e irreverente. Com o tempo, incorporou em seu repertório brasilidades atuais que vão do piseiro ao arrocha sem algum pudor, e já contou com as participações de Beto Jamaica, Cumpadi Washington, e Sheila Melo, do É o Tchan, além de artistas mineiros, como a banda Lamparina e Augusta Barna. Além disso, o repertório conta também com sete composições autorais ao longo de toda sua trajetória. O bloco inova tanto na forma quanto no conteúdo: aposta em um carnaval descentralizado, tensionando as desigualdades socioespaciais da cidade, e apresenta seu repertório por meio de uma bateria musicalizada, construída coletivamente nos próprios ensaios.

No Tchanzinho Bronzeado, o bloco Tchanzinho Zona Norte vem em formato completo abrilhantando ainda mais a noite: com banda, bateria, balezinho e pernaltas. Além do seu tradicional repertório, o bloco fará o lançamento de duas músicas autorais compostas especialmente para o carnaval de 2026. Thanya Canela, que foi indicada ao Prêmio Claro Música 2025 por uma outra composição do bloco, apresenta este ano a deliciosa “Mina de rolê”, com toda malemolência do NewZam. Este ritmo, inclusive, que é totalmente mineiro, foi criado exclusivamente pelo Tchanzinho Zona Norte, a partir de experiências musicais com a bateria do bloco. Outra novidade é “Na ZN tem” de Rodrigo Picolé, um funk chiclete que celebra a cultura periférica da Zona Norte.

O Tchanzinho Bronzeado celebra esse encontro de trajetórias, sonoridades e afetos, reunindo duas forças fundamentais do carnaval belo-horizontino em uma noite que promete suor, dança e memória compartilhada.

Preparação para o carnaval 2026 

O Bloco Juventude Bronzeada segue com seus últimos ensaios da bateria no período de pré-carnaval com encontros nos dias 18 e 25 de janeiro, e 1º de fevereiro. Eles são abertos ao público, com entrada gratuita e acontecem sempre aos domingos, das 10h às 13h, na Praça da Estação.

Na expectativa para seus desfiles, o bloco Tchanzinho Zona Norte realizará ainda quatro ensaios no período pré-carnavalesco. Nos dias 17 e 24 de janeiro, os ensaios acontecem no formato banda e bateria, de 14h às 18h, com local a ser divulgado no Instagram @tchanzinhozn. Já nos dias 20 e 27, o encontro é em formato fanfarra, com sopros e bateria, de 19h às 22h na Praça Manoel dos Reis Filho – Jaraguá.

SERVIÇO

Tchanzinho Bronzeado

16 de janeiro de 2026 (sexta-feira)

Abertura da casa: 19h

Encerramento: 2h

Local: Autêntica –  Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG

Atrações: Tchanzinho Zona Norte, Juventude Bronzeada (Juvebandão) e DJ Deriz

Ingressos: 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo