Campanha “Calor Humano”, do Servas, chega a seu último mês, com adesão do Circuito Liberdade
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH), Museu das Minas e do Metal (MMGerdau), Cine Theatro Brasil, Centro Cultural SESIMINAS e Museu de Artes e Ofícios coletam agasalhos, cobertores e itens afins para a iniciativa, que ajuda pessoas em vulnerabilidade social a enfrentarem o frio em BH

A campanha “Calor Humano”, do Servas, entra em sua reta final e tem a adesão de cinco integrantes do Circuito Liberdade. Dedicada a arrecadar cobertores, agasalhos e demais itens para contribuir para que pessoas em situação de vulnerabilidade social enfrentem o frio em Belo Horizonte, a iniciativa conta com pontos de coleta no Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte (CCBB-BH), Centro Cultural SESIMINAS, Cine Theatro Brasil, Museu das Minas e do Metal (MMGerdau) e SESI Museu de Artes e Ofícios. As doações são feitas durante o período de funcionamento dos espaços e não há restrições ao doador, que pode contribuir até dia 30 de agosto. É possível participar também com valores, no site servas.org.br/campanha/calor-humano/.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de agosto será de tempo seco e frio em Belo Horizonte. A temperatura seguirá baixa durante a noite até o amanhecer, oscilando durante o dia de 15ºC a 25°C. No período noturno, os termômetros podem marcar, como tem ocorrido, temperaturas na casa dos 8ºC, expondo a população em situação de rua a riscos de saúde. “A campanha Calor Humano é um gesto de cidadania, uma corrente de cuidado com quem mais precisa. Cada doação é um abraço em forma de cobertor, cada ação é um lembrete de que ninguém deve enfrentar o frio sozinho. Nós também não estamos sozinhos nessa ação; a parceria com Circuito Liberdade mostra que a Cultura é uma aliada da igualdade e da solidariedade”, afirma Christiana Noronha Renault, presidente do Servas.
A hora de doar — O CCBB-BH fica aberto todos os dias, exceto terça-feira, das 10h às 22h. A entrega das doações é no Hall Liberdade, no térreo. O funcionamento do Centro Cultural SESIMINAS é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Já o Cine Theatro Brasil abre suas portas de segunda a sábado, de 12h às 21h, e domingo das 15h às 20h. O MMGerdau funciona de terça a domingo, das 10h às 17h e, na quinta-feira, das 10h às 22h.E, por fim, o SESI Museu de Artes e Ofícios recebe público de terça a sexta, das 10h às 17h, com entrada até 16h30. No sábado a abertura é às 9h.
Servas — O Serviço Social Autônomo Servas é uma instituição mineira com mais de sete décadas de atuação em pautas de inclusão social. Criado pelo governo estadual, o Servas opera, hoje, de forma independente, como entidade sem fins lucrativos e apartidária. Com programas e projetos sociais, a instituição busca apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade, fortalecendo a rede de assistência social em Minas Gerais.
CIRCUITO LIBERDADE — O Circuito Liberdade conta com dezenas de equipamentos integrados, reunindo diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos espaços do Circuito buscam o desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades. O Circuito Liberdade tem gestão da Fundação Clóvis Salgado, uma autarquia da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).