EmpresasNoticias

Hospital Felício Rocho conquista selo europeu e oferece tratamento inovador contra câncer no fígado

Reconhecido como Centro de Excelência em Teranóstico pela Sociedade Europeia de Medicina Nuclear, Hospital Felício Rocho oferece radioembolização personalizada para pacientes.

Pacientes com carcinoma hepatocelular ou metástases hepáticas agora contam com um avanço importante no tratamento oncológico. O serviço acaba de ser reconhecido como Centro de Excelência em Teranóstico pela Sociedade Europeia de Medicina Nuclear – uma certificação internacional que chancela a qualidade e a segurança do procedimento realizado, tornando o Hospital Felício Rocho uma das poucas instituições da América Latina com essa distinção.

O tratamento em questão, que iniciou em 3 de julho, é a radioembolização, também chamada de TARE (Transarterial Radioembolization), uma abordagem minimamente invasiva que une diagnóstico e terapia no mesmo procedimento, tratando diretamente o tumor, preservando os tecidos saudáveis ao redor. É um procedimento eficaz, seguro e altamente personalizado.

A técnica é indicada para pacientes com câncer primário no fígado (carcinoma hepatocelular) ou com metástase hepática única de outros tumores. O procedimento consiste na cateterização dos vasos que irrigam o tumor e injeção de microesferas radioativas que bloqueiam o fluxo sanguíneo (embolização) e liberam radiação local, destruindo as células tumorais ao longo do tempo.

Todo o processo é multidisciplinar e envolve as equipes de hemodinâmica, radiologia intervencionista e medicina nuclear, inaugurando a área de teranóstico no Hospital. O material utilizado vem dos Estados Unidos e é fracionado no próprio serviço, com rigorosos protocolos de radioproteção. A etapa inicial consiste em um estudo prévio para avaliar a viabilidade do procedimento. Após aprovação, a radioembolização é realizada na semana seguinte, geralmente às quintas ou sextas-feiras, conforme logística e cálculos de dose.

O que chamamos de teranóstico é a utilização de um mesmo traçador para diagnosticar e tratar, avaliando em tempo real se a medicação foi entregue no local desejado. Isso representa mais precisão, menos efeitos colaterais e melhores resultados para o paciente.

Com a chancela europeia, o centro passa a integrar uma rede internacional de excelência, garantindo atualização constante, intercâmbio científico e acesso a novos protocolos. O tratamento pode ser solicitado para o setor de Medicina Nuclear do Hospital Felício Rocho, encaminhados frequentes por oncologistas e hepatologistas.

Paulo Gomes

Jornalista | Repórter Momento Celebridade TV Band Minas | Cronista Esportivo @agotv @momentocelebridadetvbandminas @conexãoinforma |

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo