A transformação digital trouxe os dados para o centro das decisões estratégicas nas empresas. Hoje, mais do que acumular dados, o verdadeiro diferencial competitivo está em transformá-los em informações relevantes, decisões assertivas e estratégias inteligentes de negócio.
“Os dados permitem que as empresas compreendam melhor o seu negócio, seus clientes e suas vulnerabilidades. Mas ainda existe uma confusão entre ter tecnologia e ter uma estratégia de dados. Não adianta investir em ferramentas se a empresa não souber o que perguntar para elas”, destaca a diretora de associação do WTC Belo Horizonte Business Club, Giovanna Barreto.
A leitura qualificada dos dados é o que transforma informação em ação. A busca por eficiência, quando guiada por inteligência, permite decisões mais precisas, operações mais enxutas e maior valorização do capital humano.
No entanto, um dos principais desafios está na maturidade digital das lideranças. Sem uma cultura estruturada de dados, o uso da tecnologia tende a ser superficial e fragmentado. A inteligência artificial, por exemplo, só gera valor quando está alinhada a objetivos claros de negócio. “Muitas empresas ainda não aprenderam a ensinar suas ferramentas a resolver o que pode ser automatizado e, com isso, perdem tempo e talento humano em tarefas operacionais”, complementa Giovanna.
Essa conexão entre dados, decisões e estratégia está cada vez mais presente nos conselhos e nos times executivos. A questão não é mais ter acesso a dados, mas sim saber o que fazer com eles, como interpretar, aplicar e integrar esse conhecimento ao processo decisório com impacto real em produtividade, inovação e vantagem competitiva.
Diante disso, o WTC Belo Horizonte promove, no dia 31 de julho, o encontro “O Poder dos Dados”, reunindo líderes de grandes empresas de Minas para discutir, na prática, como transformar dados em decisões mais inteligentes e negócios mais eficientes.