Últimos dias para inscrições na Residência Artística Mútua 2025, voltada a mulheres artistas visuais

Seguem abertas até o dia 13 de julho as inscrições para a Residência Artística Mútua 2025, iniciativa gratuita voltada exclusivamente a mulheres artistas visuais. A residência acontece entre setembro e outubro, em Belo Horizonte, e irá selecionar três artistas por meio de edital. O projeto propõe um espaço de criação partilhada, formação continuada e orientação artística, com encontros presenciais semanais, imersão criativa, aulas abertas ao público e ateliê aberto ao final.
Criado em 2021 pela artista Lina Mintz, o Mútua se consolida como um laboratório que promove trocas entre mulheres das artes visuais, com foco em fortalecimento profissional, produção coletiva e acesso a espaços de formação. Esta será a terceira edição do projeto, que já contou com a participação de artistas como Julia Panadés, Maíra Gamarra, Ana Lira e Priscila Rezende em edições anteriores.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário (link abaixo) até o dia 13/07 (domingo). A seleção será divulgada em agosto, e a residência se inicia no dia 1º de setembro.
Uma proposta construída a muitas mãos
O Mútua nasceu em 2021 como grupo de estudos on-line, no auge do isolamento social. A primeira edição reuniu mulheres de diferentes estados em encontros virtuais e ciclos de lives com artistas convidadas. Em 2023, o projeto cresceu e se transformou em residência artística híbrida, com imersão, produção compartilhada e orientação especializada.
Para 2025, a proposta se mantém ancorada em princípios como escuta, coletividade e formação, ampliando o acesso à criação artística por meio de ferramentas práticas e espaços de elaboração teórica e sensível. Também participam da equipe as artistas Maria Vaz e Yanaki Herrera, responsáveis pelas aulas abertas ao público durante a residência.
Cronograma
- Lançamento do edital: 16/06
• Inscrições: 16/06 a 13/07
• Divulgação das selecionadas: 05/08
• Residência: 01/09 a 01/11
• Ateliê aberto: 01/11
• Publicação digital: 24/11
Todas as atividades são gratuitas. A residência é voltada exclusivamente a mulheres artistas visuais, com atuação em Belo Horizonte ou possibilidade de deslocamento para a cidade durante o período da imersão.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Mais informações:
https://drive.google.com/file/d/11kS5JRe8NfZay9PbL5F0_rSD1GgqMouG/view
link para o edital:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIKMvi64mRLebimi8vAaZsWNLdTQ1sADj4pORc0V-gmmmgUQ/viewform
@mutua.arte