Minas Gerais: Atividade econômica de pequenos negócios aponta leve crescimento em abril, de acordo com o ISM

São Paulo, 28 de maio de 2025 – O Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que mede a atividade econômica dos micro e pequenos negócios brasileiros, registrou crescimento no mês de abril em Minas Gerais. Subindo 1,47% em comparação a março, o índice ficou no patamar de 101,86 pontos no último mês. Em comparação a abril de 2024, o ISM também apontou um crescimento de 1,68% na atividade econômica desses negócios.
“Mesmo diante de um cenário econômico mais desafiador neste ano, os micro e pequenos negócios brasileiros têm conseguido se manter estáveis. Notamos um ritmo de crescimento mais contido, influenciado principalmente pela alta da inflação e das taxas de juros, que diminuem significativamente o poder de compra da população. No entanto, o mês de abril registrou um desempenho mais favorável, impulsionado tanto pelas vendas relacionadas à Páscoa quanto pelo movimento gerado pelo feriado prolongado”, comenta Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para América Latina.
Sobre o ISM
O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela empresa, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.
A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da fintech para o país, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
Há 12 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.