CulturaNoticias

23/11 – Sessão especial do filme “Canção da Primavera” encerra a programação da mostra “Minas Gerais em 10 décadas 

Sessão especial do filme “Canção da Primavera” encerra a programação da mostra “Minas Gerais em 10 décadas: um século de cinema mineiro”

Produção assinada por Igino Bonfioli e Ségur Cyprien, que completa 100 anos em 2023, pode ser vista às 16h30, no Cine Santa Tereza, com entrada gratuita; público presente receberá o catálogo da mostra, contendo detalhes sobre os 21 longas-metragens exibidos

Uma sincronia de datas em torno do número 23 marca o encerramento da mostra “Minas Gerais em 10 décadas: um século de cinema mineiro”. Nesta quinta-feira, 23 de novembro de 2023, será exibido “Canção da Primavera”, dirigido por Igino Bonfioli e Ségur Cyprien, filme de 1923 considerado o primeiro registro de uma ficção de longa duração totalmente finalizada em Minas Gerais e produzida em Belo Horizonte. A produção marca o centenário da longeva e expressiva produção audiovisual associada a Minas Gerais, escolhida para ser celebrada na programação da mostra, com coordenação e curadoria do crítico de cinema Marcelo Miranda. A exibição de “Canção da Primavera” será às 16h30, no Cine Santa Tereza, com entrada gratuita.

“É um filme que permanece uma pérola escondida do cinema mineiro, pois muita gente busca em Humberto Mauro o começo, de fato, do audiovisual no estado. Isso é verdade, Mauro é o grande inventor do cinema mineiro, mas, alguns anos antes de seus melhores trabalhos, foi Bonfioli que apresentou, pela primeira vez, uma estrutura dramática de fôlego para experimentar as possibilidades que a linguagem do cinema permitia com objetivo de narrar uma história, algo até então mais característico da literatura”, comenta o curador Marcelo Miranda.

Em entrevista publicada no livro “Pioneiros do Cinema em Minas Gerais” (ed. Crisálida, 2008), de Paulo Augusto Gomes, a filha de Igino Bonfioli, Leonor Bonfioli, conta que “Canção da Primavera” foi rodado no quintal da casa da família, localizada na Rua Espírito Santo, em BH, onde até algum tempo antes funcionaram as Lojas Brasileiras. “Foi quando apareceu um francês, Ségur Cyprien, não se sabe como, talvez o destino. Ele disse a papai: ‘Estou vindo do Rio, quem sabe o senhor quer fazer um filme, posso ajudar na direção de atores’. Aí, Aníbal Mattos cedeu os direitos de sua peça ‘Canção da Primavera'”, relembra Leonor, na conversa com Paulo Augusto.

A produção centenária é um melodrama romântico típico do período, cheio de encontros, desencontros e reviravoltas amorosas. A história se passa no século XIX, numa fazenda em Minas Gerais, e mostra o fazendeiro Luiz Roldão (Ari de Castro Viana), que arranja o casamento de seu filho Jorge (Odilardo Costa) com Rosita (Lucinda Barreto). O intuito é juntar as famílias abastadas num grande arranjo econômico, mas tudo se complica quando Jorge se apaixona por Lina (Iracema Aleixo), afilhada pobre de Roldão.

O curador Marcelo Miranda conta que o público presente à sessão especial de encerramento da mostra “Minas Gerais em 10 décadas: um século de cinema mineiro” será presenteado com o catálogo do evento. A publicação traz detalhes das produções selecionadas como representativas dos cem anos do cinema feito em Minas.

Década a década

Ao longo do mês de novembro, “Minas Gerais em 10 décadas” exibiu 21 produções de várias épocas, que desenham uma radiografia possível sobre ver e pensar o estado. Espectadores, pesquisadores, críticos e interessados em geral foram convidados a percorrer, pela programação da mostra, um trajeto temporal desde 1923 até os dias atuais, de forma a compreender o cinema feito em e por Minas.

A programação de filmes buscou revelar, década a década, estilos e autorias de profissionais do estado e daqueles que vieram de fora para filmar em terras mineiras. Foram exibidos longas-metragens do chamado Cinema Marginal e referências em cinema dos gêneros faroeste, terror, policial, drama, suspense, romance, documentário e infantil. Os títulos gravados em Belo Horizonte e em cidades do interior de Minas permitiram que os espectadores vissem geografias e paisagens inseridas em contextos muitas vezes surpreendentes. Além da capital mineira, houve produções rodadas em Montes Claros, Ouro Preto, Diamantina, Contagem, Cataguases, Curralinho e Ubá.

Serviço

Mostra “Minas Gerais em 10 décadas: um século de cinema mineiro”

Sessão especial do longa “Canção da Primavera”, de Igino Bonfioli e Ségur Cyprien

Dia 23/11, às 16h30, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, BH, MG)

Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso na bilheteria.

Informações: (31) 3277 4699 | @cinesantatereza

https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/cinema/cinesantatereza

Realização: Marcelo Miranda, com recursos do edital Exibe Minas 2022, Secult – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Governo do Estado de Minas Gerais

Apoio cultural: Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo