Minas Gerais registra crescimento na atividade econômica de micro e pequenos negócios, de acordo com o ISM

Em Minas Gerais, o Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que mede a atividade econômica dos micro e pequenos negócios brasileiros e é elaborado pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, registrou 100,38 pontos no último mês de março. Isso significa que as vendas dos empreendedores da base da pirâmide cresceram 2,85% em comparação a fevereiro de 2025. Já ante março de 2024, a alta é discreta: 0,70%.
“O estado de Minas foi influenciado positivamente pelo Carnaval. A folia fez o resultado de março deste ano ser maior do que o registrado no mês imediatamente anterior. Além disso, em 2024, o Carnaval foi em fevereiro. Ou seja, em 2025, o feriado contribuiu para que as vendas de março fossem melhores que as registradas em 2024”, afirma Lilian Parola, economista e diretora de mercados de capitais da SumUp para a América Latina.
Sobre o ISM
O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela empresa, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.
A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da fintech para o país, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
Há 12 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.