
|
Belo Horizonte já está imersa no clima do “Natal VLI – Magia que Conecta”, uma iniciativa da VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – em parceria com a Casulo Cultura, por meio da Lei Rouanet, que transformou a Rua Sapucaí e seu tradicional Casarão em cenários especiais para receber, até 23 de dezembro, uma programação especial. E, nesta quinta-feira (18), a partir das 20h, será realizado um dos momentos mais aguardados da programação: um show com 100 drones sincronizados em uma coreografia aérea de 11 minutos.
Eles formarão desenhos luminosos criando símbolos natalinos. A combinação de luz, música, tecnologia e movimento vai transformar o céu da Rua Sapucaí em palco de poesia visual. Além disso, no Casarão, o público também poderá apreciar um cenário natalino com árvore de esferas brilhantes, presépio inspirado em ícones mineiros, instalações em neon e a presença diária do Papai Noel.
No domingo (21), às 18h, haverá a apresentação de Maurício Tizumba e os Caixeiros do Rosário. Cerca de 50 caixeiros de irmandades congadeiras da Região Metropolitana e da folia de reis União de Amigos, do Bairro Tupi, comandados por Tizumba, se concentrarão na Avenida Assis Chateaubriand, para seguir em cortejo pela Rua Sapucaí, encerrando o percurso com uma apresentação no Casarão. Entre tambores bantos, caixas, viola, sanfona e cavaquinho, o cortejo celebra a espiritualidade afro-mineira em cantos ancestrais que evocam fé, resistência e devoção, transformando a Sapucaí em território sagrado de memória e celebração.
Casa do Papai Noel
Diariamente, das 18h às 21h30, a Casa do Papai Noel instalada no Casarão da Sapucaí, está aberta para o Bom Velhinho receber, até o próximo dia 23, crianças e adultos para fotos e conversas. A programação conta ainda com o Trio de Palhaços Da Lolly, que transforma o espaço público em terreno de brincadeiras espontâneas. Com malabares, perna de pau, bolhas de sabão, bambolês e improvisos que surgem no contato direto com o público, o trio cria momentos de riso, surpresa e afeto — mantendo viva a tradição circense em plena Sapucaí.
“Neste ano, em que celebramos os 15 anos da VLI, o ‘Natal VLI – Magia que Conecta’ é um presente que oferecemos à cidade de Belo Horizonte, que compartilha conosco uma rica história e a tradição da atividade ferroviária. Queremos proporcionar um momento de união e celebração, levando a magia das luzes e o espírito de reencontro do Natal para perto das pessoas, de forma aberta e gratuita. Ao transformar esse espaço da Sapucaí em um palco de poesia visual, reforçamos o nosso propósito de compartilhar valor nos locais onde a VLI está presente”, afirma a gerente-geral de Sustentabilidade da VLI, Danny Marchesi.
Para a coordenadora do projeto e diretora da Casulo Cultura, Danusa Carvalho, ocupar a Sapucaí com o Natal é também um gesto de pertencimento. “Desde 2017, quando estreou o grande sucesso Lindo Bloco do Amor, a Casulo Cultura realiza projetos culturais e sociais na Sapucaí sempre promovendo a apropriação democrática desse espaço urbano que é tão central e acessível. Com este projeto, propomos que o Natal encontre outras formas de nascer quando se junta a cidade. Na Sapucaí, o brilho que se espalha pelos prédios parecem conversar com quem passa, como se dissessem que a magia também mora nos caminhos que construímos juntos. Queremos que cada pessoa que passe pela Sapucaí sinta a energia mágica das luzes e viva este encontro como celebração do afeto e da beleza que criamos quando ocupamos os espaços da cidade com cuidado e intenção”, revela.
Serviço
“Natal VLI – Magia que Conecta” em Belo Horizonte
Período: até 23 de dezembro
Local: Rua Sapucaí e Casarão – Belo Horizonte
Show de Drones
18 de dezembro, às 20h
Espetáculo aéreo de 11 minutos com 100 drones em coreografia luminosa, incluindo mais de oito formações
Casa do Papai Noel
Diariamente, das 18h às 21h30, até 23 de dezembro
Trio de Palhaços Da Lolly
Dias 18 e 20 – das 19h às 21h
Choro de Varanda – sempre às 19h
19/12 – Marcos Frederico, Geraldo Magela, Rafael Zavagli, Túlio Araújo
23/12 – Marcos Frederico, Geraldo Magela, Rodrigo Zolet, Túlio Araújo
Maurício Tizumba e os Caixeiros do Rosário
21 de dezembro – às 18h
Cortejo e apresentação na Rua Sapucaí
Sobre a VLI
A VLI atua na integração de serviços logísticos por meio de ferrovias, portos e terminais intermodais. A empresa opera as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais em pontos estratégicos como Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Presente nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, a VLI conecta a produção nacional aos principais corredores logísticos do país. A VLI reafirma seu protagonismo ao conquistar, pela terceira vez, o topo do ranking Valor Inovação em Transporte e Logística — mantendo-se entre as líderes do setor por sete anos consecutivos.
Sobre a Casulo Cultura
Casulo Cultura é uma produtora mineira que atua desde 2006 na criação, gestão e realização de projetos culturais e eventos, unindo arte, inovação e propósito. Com uma visão ousada e contemporânea da produção cultural, a Casulo se destaca por desenvolver ações conceituais que estimulam a cena artística, promovem o intercâmbio de experiências e fortalecem a formação de público.
Especialista em produção executiva, marketing cultural, agenciamento de artistas e coordenação de eventos, a Casulo Cultura tem papel ativo na valorização da música mineira e na projeção de seus artistas no cenário nacional e internacional. A produtora também é reconhecida pela realização de shows e turnês de grandes nomes da música brasileira — como Seu Jorge, Milton Nascimento, Elza Soares, Maria Gadú, Marcelo D2 e Jorge Ben Jor — promovendo encontros marcantes entre artistas consagrados e talentos locais.
Com um histórico de projetos de impacto, como Natura Musical Minas, Festival Vozes do Brasil, Festival Vibra, Circuito Minas Instrumental e Do Morro ao Asfalto, a Casulo consolida sua trajetória como uma referência em produção cultural independente, comprometida em conectar pessoas, ideias e sons que transformam.




