
Uma pesquisa do Datafolha revelou que, até meados de 2024, os brasileiros sofriam, em média, 4,5 mil tentativas de golpes por hora. Esse número preocupante mostra como os criminosos estão constantemente inovando suas estratégias para roubar dados e informações privadas. Recentemente, especialistas em cibersegurança alertaram sobre um novo golpe chamado “ComprovanteSpray”, que coleta dados dos usuários por meio do envio de um comprovante de pix via aplicativos de mensagem.
O especialista em internet e Head de Marketing da JustWeb, Felipe dos Santos, explica como a fraude acontece. “Geralmente, o golpe ocorre quando a vítima recebe uma mensagem contendo um arquivo no formato ‘.zip’, que imita um comprovante bancário. Ao clicar no documento, o usuário realiza o download e, sem perceber instala um atalho que inicia a coleta de dados automaticamente”, explica.
Após baixar o falso comprovante, um comando em Poweshell é acionado, permitindo que os golpistas acessem informações já armazenadas no celular da vítima. Entre os dados comprometidos, estão:
- Dados de cartões bancários e pix;
- Cookies de sites;
- Informações de preenchimento automático;
- Carteiras de criptomoedas;
- Dados de contas associadas do Google;
- Detalhes do navegador, como histórico de navegação.
Diante da evolução das ameaças dos golpistas, os usuários devem estar atentos e tomar todo cuidado possível para prevenir os golpes. O especialista lembra que alguma das formas de prevenção a esses golpes é sempre desconfiar de pedidos urgentes de dinheiro e realizar a verificação em duas etapas do WhatsApp.
“É importante lembrar que os usuários devem ter cuidado com os números desconhecidos que enviam mensagem, além de não enviar dados pessoais para pessoas que não sejam de muita confiança. Também tenho que destacar que as pessoas devem reportar todos os perfis falsos que elas identificarem ao próprio WhatsApp. Essa função é simples, basta o usuário clicar na opção ‘denunciar’. Outra dica, caso caia em algum golpe, é fazer o boletim de ocorrência para se resguardar contra possíveis acionamentos jurídicos caso alguém seja lesado financeiramente ”, finaliza.