EntretenimentoTeatro
Esp. “Insignificância”_Cássio Scapin, Amanda Acosta, Marcos Veras e Norival Rizzo_ Tradução de Gregório Duvivier (Cine Theatro Brasil)
Depois de temporada de sucesso em São Paulo, espetáculo inicia turnê nacional com a peça que discute as consequências da fama, sob a direção de Victor Garcia Peralta e produção de Rodrigo Velloni. Apresentações em Belo Horizonte acontecem nos dias 8 e 9 de março, no Grande Teatro Unimed-BH, no Cine Brasil.

Em um hotel na Nova York de 1953 se passa o hipotético encontro entre quatro famosas lendas norte-americanas: a estrela de cinema Marilyn Monroe, Albert Einsten, cientista criador da Teoria da Relatividade (que levou à criação da Bomba H e, consequentemente, à bomba atômica), Joe DiMaggio, renomado jogador de beisebol e marido de Marylin, e o infame senador Joe McCarthy. Encontro que poderia acontecer hoje, trocando os personagens originais por seus pares na atualidade. Este é o enredo do espetáculo “Insignificância”, texto do dramaturgo e diretor de teatro, cinema e televisão inglês, Terry Johnson, lançado em livro em 1983, na qual os atores Cássio Scapin, Amanda Acosta, Marcos Veras e Norival Rizzo assumem os papéis do professor, da atriz, do jogador de beisebol e do senador, sob a direção de Victor Garcia Peralta. Em turnê pelo país, a peça passa por Belo Horizonte nos dias 08 e 09 de março, sábado às 21h e domingo às 19h, no Grande Teatro Unimed-BH, localizado no Cine Brasil.
O espetáculo destaca uma das questões mais discutidas na mídia contemporânea: as consequências da fama, tanto na vida pessoal de renomadas celebridades, em relação às concessões necessárias para alcançá-la ou preservá-la, quanto à sua exploração para objetivos políticos. Através das perspectivas de figuras que simbolizam alguns dos maiores fenômenos de popularidade do século XX, o autor reflete sobre as maneiras de lidar com a fama (ou com a perda dela): a rejeição por parte do cientista; a aceitação hesitante, personificada no mito sexual que Marilyn continua a representar; e a decepção quando a fama se dissipa, refletida no personagem do jogador. Outro componente se une ao enredo: a política, representada pelo macartismo no contexto da Guerra Fria, quando o senador McCarthy capitaneou uma verdadeira “caça às bruxas” nos EUA, com o objetivo de criminalizar o comunismo e seus adeptos, cerceando as liberdades políticas.
Mais de 40 anos nos separam da escrita de “Insignificância” e outros 70 da época em que se passa o enredo, mas as situações e os personagens continuam muito atuais. A estrela de cinema hoje seria musa das mídias sociais. O jogador de beisebol, para nós, brasileiros, seria o jogador de futebol, com milhões de seguidores e sem muita noção. O senador poderia estar sentado no plenário brasileiro, dizendo e fazendo o mesmo que o escroque do texto de Johnson. O único que, se estivesse ainda entre nós, estaria trazendo contribuições à sociedade seria o cientista.
A montagem brasileira tem tradução de Gregório Duvivier e reedita a parceria entre o produtor Rodrigo Velloni e o autor, após a montagem, em 2016, do espetáculo Histeria, com direção de Jô Soares, que recebeu o prêmio Arte Qualidade Brasil de Melhor Produção/2017. Os figurinos de Fábio Namatame, o visagismo de Claudinei Hidalgo e as perucas de Feliciano San Roman são ingredientes essências na montagem, captando e personificando as celebridades “emprestadas” ao texto.
Em Belo Horizonte, “Insignificância” abre a programação do Palco Instituto Unimed-BH 2025 que é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Unimed-BH, por meio do patrocínio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores, produção executiva da Pólobh, patrocínio da CNH | New Holland Construction, da LCM Construção e da Rede, apoio da Hypofarma, Mip Engenharia e Pottencial Seguradora e parceria de mídia com a CDL FM, Fredizak, Jornal O Tempo, Soubh e Zanzar Mídia.
“Palco Instituto Unimed-BH”
O projeto Palco Instituto Unimed-BH traz em sua programação aos palcos de Belo Horizonte um painel bem diversificado do que está sendo produzido pelas artes cênicas no Brasil e no mundo. O projeto é uma iniciativa da Pólobh, produtora sediada em Belo Horizonte, MG, tem patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.
SERVIÇO
Insignificância – Uma Comédia Relativa
Dia 8 e 9 de março, sábado às 21h e domingo às 19h no Grande Teatro Unimed-BH
Cine Brasil Av. Amazonas, 315, Centro – BH/MG)
Duração: 100 minutos
Classificação etária: 16 anos
Gênero: Comédia
@insignificancia.teatro/
Ingressos:
Plateia I – R$ 100,00 (Inteira) | R$ 50,00 (Meia Entrada)
Plateia II – R$ 80,00 (Inteira) | R$ 40,00 (Meia Entrada)
Ingressos Populares: R$ 39,60 (Inteira) | R$ 19,80 (Meia Entrada)
Vendas pelo site Eventim:
https://www.eventim.com.br/artist/cine-theatro-brasil/insignificancia-3810184/?affiliate=H3K
E na bilheteria do teatro:
Av. Amazonas, 315, Centro – BH/MG
ASSESSORIA DE IMPRENSA – CS Comunicação e Arte
Cristina Sanches – (31) 98489 2098
cristinasanches@cscomunicacao.com
@cs.comunicacao.arte
Ficha Técnica
Elenco: Cassio Scapin, Amanda Acosta, Marcos Veras e Norival Rizzo
Autor: Terry Johnson
Tradução: Gregório Duvivier
Direção: Victor Garcia Peralta
Produção: Rodrigo Velloni
Diretor Assistente: André Acioli
Cenário: Chris Aizner
Direção de Imagem: André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo)
Música Original: Marcelo Pellegrini
Iluminação: Beto Bruel
Figurinos: Fábio Namatame
Designer Gráfico: Peu Fulgencio
Consultoria de Movimento: Vivien Buckup
Fotos de Estúdio: Jairo Goldflus
Fotos de Cena: João Caldas
Visagista: Claudinei Hidalgo
Perucas: Atelier San Roman
Produção de Objetos: Jorge Luiz Alves
Pesquisa e Consultoria Histórica: João Victor Silva
Produção Musical: Surdina
Assistência e Programação de Luz: Pajeú Oliveira
Operação de Luz: Melissa Oliveira
Painel de Led e Gerenciamento de Vídeo: On Projeções
Diretor de Palco: Jones de Souza
Contrarregra: Eduardo Portella
Camareira: Luciana Galvão
Vestido Atriz: Juliano Queiroz
Alfaiate: Agenor Domingos
Assistente de Maquiagem: David Lenk
Cenotecnia: Casa Malagueta
Equipe de Cenotecnia: Alício Silva, Giorgia Massetani, Cleiton Willy, Demi Araújo, Igor B. Gomes, Mariana Maschietto, Shampzss e Danndhara Shoyama
Produção Executiva: Swan Prado
Assistente de Produção: Adriana Souza
Assistente de Designer Gráfico: Daniela Souza
Assessoria de Imprensa: Vicente Negrão Assessoria
Captação, Criação de Conteúdo e Mídias Sociais: GaTú Filmes
Anúncios Online: Lead Performance
Assessoria Jurídica: Martha Macruz
Gestão Financeira: Vanessa Velloni
Realização: Velloni Produções Artísticas