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Abrasce: 1.377 marcas inauguram novas lojas em shoppings do país no terceiro trimestre de 2024

O resultado representa um crescimento de 9,8% em relação ao segundo trimestre deste ano

São Paulo, 23 de dezembro de 2024 – Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que o terceiro trimestre de 2024 foi marcado por um intenso movimento de expansão no varejo de shopping centers, com um total de 1.377 marcas inaugurando novas lojas nos malls. O crescimento de 9,8% em relação ao segundo trimestre demonstra que o setor vem sendo impulsionado por novas marcas e formatos inovadores.
De acordo com o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, o setor de Alimentação e Bebidas liderou a expansão, com um aumento de 26% nas novas aberturas, seguido de perto pelo Vestuário (18%). Perfumaria e Cosméticos (6%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (6%) e Entretenimento (4%) também contribuíram significativamente para o dinamismo do setor. Outros segmentos, como Calçados, Acessórios, Telefonia e Acessórios, Serviços Estéticos, Relojoaria e Joalheria, Óticas, Vending Machine, Artigos Esportivos e Brinquedos e Artigos Infantis, apresentaram crescimento entre 2% e 4%, demonstrando a diversificação da oferta e o apetite do consumidor por novas experiências.
Entre as dez marcas mais bem colocadas no ranking estão: 1ª) Milky Moo; 2ª) Fini; 3ª) Natura; 4ª) Vivara/Life by Vivara; 5ª) KFC; 6ª) Bagaggio; 7ª) Tim; 8ª) Adcos; 9ª Gelato Borelli e Havanna; e 10ª) Casa do Celular e Xiaomi. Vale destacar que o ranking das marcas que mais inauguraram lojas apresentou novidades significativas. Tim, Adcos, Casa do Celular e Xiaomi estrearam entre as líderes, demonstrando a força do setor de telefonia e acessórios. Além disso, a Havanna retornou ao ranking, após três anos, reforçando sua posição no mercado.

Novas categorias – Entre as marcas estreantes que ganharam destaque estão algumas que, inclusive, fazem parte de novas categorias, como Vending Machine, com a Photonow, e Agências e Serviços de Viagens, com a Decolar. No segmento de vestuário e artigos esportivos, marcas como Cia do Terno, Hugo Boss, Mormaii, Puma e Lez a Lez demonstraram um forte apelo ao consumidor. O terceiro trimestre também foi marcado pela entrada de marcas internacionais no mercado brasileiro, como Le Labo e Detoni Beauty, que escolheram os shopping centers como ponto de partida para suas operações no país.
Outlets – Penalty, Lez a Lez e Usaflex estão entre as novas marcas que ingressaram no segmento de outlets. Essa tendência demonstra que novas marcas buscam cada vez mais oportunidades nesse tipo de empreendimento.
Destaques por segmento – Entre as 1.377 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do 3T24, dois segmentos se destacaram por terem lojas inauguradas acima da média e por possuírem abrangência em pelo menos mais de uma região.
O segmento de Alimentação e Bebidas permanece na 1ª colocação, com 26% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 352 marcas diferentes foram identificadas, com destaques para Milky Moo, Fini, KFC, Gelato Borelli e Havanna. Vale ressaltar que essas cinco marcas aparecem entre as dez primeiras no ranking geral, ocupando as 1ª, 2ª, 5ª e 9ª posições, respectivamente.
O segmento de Vestuário ocupou a 2ª colocação, com 18% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 253 marcas distintas foram mapeadas, e entre as que mais se destacaram neste trimestre estão: Live!, Lofty Style, Cia do Terno, Hugo Boss e Lupo/Lupo Sport.
“Os resultados do terceiro trimestre de 2024 comprovam que o setor de shopping centers segue como um dos principais motores do varejo brasileiro, combinando expansão consistente e inovação. O aumento no número de novas marcas e a alta taxa de ocupação mostram que os shoppings continuam sendo o principal destino para aqueles que buscam um ambiente dinâmico e estratégico para suas operações. Além disso, o crescimento no fluxo de visitantes e nas vendas reflete a preferência do consumidor por espaços que vão muito além das compras, entregando experiências completas de lazer, entretenimento e conveniência. Esse desempenho sólido reafirma a relevância dos shopping centers como hubs de convivência e conveniência, promovendo crescimento, geração de empregos e desenvolvimento social”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.

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