A Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira agora tem uma cooperativa escolar. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, e o Sistema Sicredi, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Fundada oficialmente em 3 de dezembro, a cooperativa de E. M. Manoel Salvador de Oliveira (COOPEMSO) é uma das primeiras de todo o estado. O projeto envolve alunos entre o 6º e o 8º ano do Ensino Fundamental, professores e outros profissionais da Secretaria de Educação e do Sicredi.
A iniciativa é dividida em quatro em fases e a ideia é que a experiência se assemelhe a um jogo, com elementos como narrativa, desafio, resolução de problemas, autoavaliação e progressão. A proposta é que os estudantes se dividam em grupos e criem cooperativas educativas para desenvolver conhecimentos de cooperação, trabalho em grupo e planejamento.
“Essa cooperativa vai permitir que os alunos desenvolvam habilidades sociais, competências relacionadas ao planejamento e à organização, além de aprenderem sobre cidadania e ética. Ou seja, ela contribui para formar cidadãos melhores”, disse a secretária de Educação, Iracema Mapa.
A participação dos estudantes acontece de maneira voluntária e, a partir de 2025, mais estudantes poderão participar do projeto. “Ao integrar teoria e prática, essa iniciativa torna o aprendizado mais dinâmico e eficaz. Assim, a experiência proporciona uma formação integral, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo com uma visão colaborativa, solidária e inovadora”, afirmou um dos orientadores da cooperativa, o professor Alexandre Soares.