Com o objetivo de aprimorar os serviços e oferecer cada vez mais saúde de ponta para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa BH inaugurou, no último dia 28 de novembro, a reforma de mais uma ala da internação pediátrica do Hospital de Alta Complexidade 100% SUS. Para apresentar a nova estrutura, foi realizado um evento que contou com a presença do provedor da instituição, Roberto Otto Augusto de Lima, conselheiros, diretores e colaboradores, além do secretário municipal de Saúde da capital, Danilo Matias. Também estiveram presentes Mauro Biondini (representando o deputado federal Eros Biondini), a deputada estadual Chiara Biondini e o vereador Cláudio do Mundo Novo – os três parlamentares são os Guardiões da Pediatria da Santa Casa BH e destinaram emendas que foram investidas na reforma. O Ministério Público do Trabalho também foi um dos patrocinadores.
O evento foi aberto pelo provedor, que ressaltou a importância da obra e os impactos positivos esperados. “Essa é uma conquista simbólica e significativa para a Santa Casa BH. Graças ao apoio dos nossos parceiros, entregamos um espaço que fará toda a diferença na assistência pediátrica, tornando a jornada dos nossos pequenos pacientes mais leve e contribuindo para o processo de cura.”, afirmou Roberto Otto.
Com a reforma, que durou seis meses, a ala A contará com 44 leitos, entre camas, berços e leitos de isolamento, além de duas novas salas de procedimentos, dois postos de enfermagem, uma brinquedoteca e um refeitório para acompanhantes, com a possibilidade de utilização também pelas crianças. Uma das enfermarias terá ainda uma estrutura reversível para isolamento.
A gerente do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH, Camila Costa, explica que a transformação vai além da estética: “aplicamos um conceito inovador de atendimento, com uma infraestrutura que visa otimizar a gestão e a organização do setor, proporcionando um ambiente mais acolhedor, humanizado, seguro e sustentável para as crianças, suas famílias e para os colaboradores”, disse. Em março deste ano, a instituição também reinaugurou a ala B, que segue os mesmos padrões de excelência. No total, o andar conta com quatro alas.
As novas instalações da ala A cumprem com rigor todos os padrões regulatórios, incluindo o atendimento integral à resolução do Ministério da Saúde que trata da acessibilidade em estabelecimentos assistenciais. Dessa forma, “as portas das enfermarias estão mais amplas, o que proporciona mais agilidade na movimentação de camas e berços, e a ala foi adaptada para receber pacientes e acompanhantes cadeirantes e com deficiências motoras”, acrescentou Camila.
Ao final do evento, foi feito o descerramento da placa de inauguração e todos foram convidados a conhecer as novas instalações, que já estão recebendo pacientes.
Sobre o Instituto Materno Infantil Santa Casa BH
Uma das 10 unidades da Santa Casa BH – maior instituição de saúde do Brasil em número de internações – o Instituto Materno Infantil oferece atendimento de excelência a mulheres, gestantes, recém-nascidos, crianças e adolescentes, contando com uma assistência multidisciplinar e com profissionais altamente capacitados para atuar em casos de alta complexidade.
Além da Internação Pediátrica, os serviços do instituto incluem uma maternidade referência em partos de alto risco em Minas Gerais, o Centro de Parto Normal Irmã Dulce, uma Unidade Neonatal, uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, ambulatórios e CTI’s Pediátricos.