EmpresasNoticias

Além dos Negócios, BH se reinventa como um polo turístico completo

Com vida noturna agitada, boa gastronomia, a capital nacional dos bares e de eventos festivos como o Carnaval celebra o crescimento do turismo de lazer

Cidade dos bares, restaurantes e do Carnaval, Belo Horizonte foi por muitos anos conhecida como um polo empresarial e associada a viagens corporativas e congressos. Nos últimos anos, BH, como é carinhosamente chamada, tem redesenhado sua identidade turística e se consolida como um destino atrativo para turistas em busca de experiências de lazer. A capital do estado líder em crescimento de turismo no Brasil, que recebeu mais de 31 milhões de turistas em 2023 de acordo com o IBGE, já é um símbolo de cultura e lazer no país.

Com um faturamento de cerca R$34 bilhões no mesmo período, o turismo tem se destacado como um dos setores mais importantes da economia mineira. Entre os atrativos do estado estão as cidades históricas, com sua rica arquitetura barroca e a moderna Belo Horizonte que desponta por sua intensa vida cultural.

Por trás da ascensão da projeção turística belo-horizontina

 

Peça importante nessa ressignificação da cidade e do seu potencial turístico é o Carnaval. O evento atrai milhões de turistas todos os anos, reunindo moradores e pessoas que vêm de outras cidades de dentro e fora de Minas. Somente em 2024, 5,5 milhões de foliões ocuparam a cidade espalhados pelas centenas de blocos que agitaram a festa.

A cultura dos bares de Belo Horizonte é outro atrativo para o turista que busca conhecer um pouco mais da história local através da gastronomia. A cidade que não tem mar, mas tem bar, oferece uma experiência para todos os gostos. Desde os mais tradicionais botecos até os bares mais sofisticados, BH tem a fama mais que justificada de capital nacional dos bares. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) publicado em 2023, a cidade é a que mais tem bares no país. Dados da Receita Federal apontam que Belo Horizonte abriga 4.136 bares ativos, o que, se for considerada a área do município, corresponde a 12,5 bares por km².

Flávia Badaró, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG), destaca ainda o papel importante do período pós-pandemia no fortalecimento do turismo mineiro e de Belo Horizonte. “As viagens longas deram lugar a roteiros mais regionalizados e com forte apelo para experiências ligadas ao ecoturismo, cultura e descoberta de atrativos históricos”. E acrescenta. “Em BH vivemos ainda a realização de eventos que ficaram represados durante a pandemia. Agendas de shows, competições esportivas e feiras estão em alta”.

Com essa ascensão cultural e aumento no número de eventos na cidade, o público corporativo que visita a capital a trabalho passou a aproveitar mais o lazer oferecido. Fernanda Duarte, gerente do Hotel Mercure BH Savassi alega que, embora BH seja considerada ainda um local corporativo, eventos esportivos ou mesmo visitas à cidades históricas mineiras têm contribuído com o melhor alcance do turismo de lazer belo-horizontino.

Setor hoteleiro

 

Visando esse crescimento da área cultural e de lazer da cidade, o setor de hotelaria precisa estar apto para receber os turistas e para suprir o aumento da demanda. Seguindo a alta do setor do turismo, a indústria hoteleira mineira e, especialmente de Belo Horizonte, traduz em números a procura pela capital. Segundo o Panorama da Hotelaria Brasileira realizado pela Hotelinvest, houve um aumento de 10,4% nos índices de ocupação dos hotéis belo-horizontinos no segundo trimestre de 2024 em comparação com 2023.

A hotelaria percebe, principalmente em momentos de alta demanda como durante o Carnaval, a necessidade de aprimorar seu funcionamento e atendimento ao cliente. “As reservas começam a acontecer com mais antecedência, o que permite um planejamento mais assertivo bem como uma gestão tarifária mais condizente com o objetivo final”, afirma Flávia Badaró.

O Hotel Mercure BH Savassi, localizado no coração da cidade, é um reflexo dessa transformação. Se antes a hospedagem era dominada por executivos em viagens de negócios, hoje, o hotel recebe um público diversificado, com famílias, casais e grupos de amigos em busca de descanso e diversão. Recentemente o hotel também anunciou um aporte de R$ 1,5 milhão em infraestrutura, marketing e reformas nos quartos e área de lazer.

 

Estrutura

Situado a 4 minutos da Savassi, região badalada da cidade, que, além de ser ponto importante do Carnaval, conta com muitos bares, lojas e restaurantes. O hotel também está a 7 minutos do Palácio das Artes, palco de shows e concertos que recebe os maiores nomes da música brasileira, e situado ao lado do Hospital Life Center, o que proporciona ao hóspede o conforto de ter tudo o que precisa ao seu redor.

Embora esteja ao lado de uma região bastante movimentada, o Hotel Mercure BH Savassi está localizado em um ponto tranquilo e silencioso. No carnaval, por exemplo, a proximidade com a Savassi ou com a avenida dos Andradas é um privilégio para os foliões, mas o estabelecimento oferece, além disso, a possibilidade do hóspede ficar no quarto e descansar sem muito barulho ou interferências ocasionadas pela festa.  “Eu acredito que a gente recebe pessoas que querem curtir o Carnaval mas que também querem conforto”, afirma Fernanda Duarte.

Maurício Bernardino, empresário de 58 anos e cliente do hotel, destaca justamente as diferentes possibilidades de turismo que o estabelecimento oferece ao hóspede. “O Hotel Mercure BH Savassi fica em uma rua super tranquila, mas com fácil acesso a vários pontos da noite e da gastronomia da cidade.” O empresário também aponta para a facilidade de se locomover pela região, o que não requer o uso de um carro, por exemplo.

O hotel também está localizado em frente à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e próximo ao Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), pontos de referência importantes na cidade e essenciais para viagens de negócios.

Para além da localização privilegiada, Bernardino ressalta a infraestrutura e o atendimento do Hotel Mercure BH Savassi. “A experiência não é impessoal como na maioria dos hotéis, o tratamento é personalizado”, afirma o empresário. A comodidade das amplas suítes também atraem o hóspede, que se diz encantado com os quartos em que esteve. Maurício salienta ainda a qualidade do restaurante do hotel, já que, mesmo com tantos restaurantes na região, o conforto de ter uma boa experiência gastronômica sem precisar sair do prédio é algo a se destacar.

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo