Senac está com inscrições abertas para palestra sobre gastronomia e novas práticas alimentares
Em um bate papo descontraído, docentes do Senac vão falar de curiosidades da gastronomia mundial e mostrar como as inovações estão transformando vários pratos tradicionais
Você quer fazer uma viagem gastronômica pela cultura de vários países, aprender como tornar pratos tradicionais mais inovadores e sustentáveis e entender como o boom econômico da gastronomia pode alavancar novas carreiras? Todas essas questões serão tratadas em um bate papo, com os docentes da Faculdade Senac, Luiz Fernando Furtado e Eduardo Batista, sobre as tradições, a conexão entre cultura e culinária, curiosidades e inovações nas práticas alimentares globais.
O evento será nesta terça-feira, 8 de outubro, das 19h às 21h, na Faculdade Senac, localizada na rua dos Goitacazes, 1159, no Barro Preto. Os interessados podem se inscrever por meio do link.
Em duas horas de conversa, os docentes vão explicar como a alta da gastronomia, impulsionada pelo crescimento do setor de alimentação, turismo e valorização da culinária como expressão cultural, está impactando as contratações de novos profissionais que buscam oportunidades em diversos segmentos, como restaurantes, catering, hotelaria, consultoria alimentar e até na criação de conteúdo digital.
Segundo Eduardo Batista, com o mercado em expansão, cada vez mais competitivo e atento às inovações, a capacitação será um diferencial para quem quer alavancar a carreira. “O profissional deve se aprofundar em novas técnicas, como a gastronomia molecular, fermentação e releituras de pratos tradicionais. Esses temas estão na Especialização em Gastronomia e Práticas Alimentares, que será lançada pelo Senac”, conta.
O docente ressalta que, além das habilidades culinárias, o novo curso oferece conhecimento sobre gestão de restaurantes e até mesmo empreendedorismo, essencial para quem deseja abrir seu próprio negócio ou ocupar cargos de liderança.
Inovação
Outro tema em alta que será abordado: como as inovações estão dialogando com o tradicional e impactando a gastronomia? Eduardo Batista diz que isso acontece através de releituras e reinvenções de pratos. “Um exemplo é o acarajé desconstruído. Tradicionalmente, é um prato da culinária baiana, feito de bolinho de feijão-fradinho frito em azeite de dendê, servido com vatapá e camarão”, explica.
Segundo ele, em uma versão inovadora, o chef pode “desconstruir” o prato, servindo seus elementos principais separadamente ou com apresentações diferenciadas. “Por exemplo, o bolinho pode ser assado em vez de frito, e o vatapá pode ser servido em uma forma de espuma ou gel, preservando os sabores originais, mas transformando a textura e a estética”, observa.
O docente destaca que essa abordagem mantém a essência dos ingredientes e sabores tradicionais, ao mesmo tempo que explora novas formas de apresentação e técnicas culinárias, atraindo tanto o público que aprecia o clássico quanto aqueles que buscam novas experiências gastronômicas.
Sobre o Senac em Belo Horizonte
O Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, está em atuação em Belo Horizonte desde 1949.
Na unidade são ofertados cursos livres, de Aprendizagem Comercial e técnicos. Os alunos podem escolher cursos nas áreas de Artes, Beleza, Gestão e Comércio, Comunicação, Conservação e Zeladoria, Design, Educacional, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Informática, Meio Ambiente, Moda, Produção de Alimentos, Saúde, Segurança, Turismo e Gastronomia. Nesta unidade também funciona a Faculdade Senac, que oferta o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.