Neste domingo (6/10), a pianista Ana Beatriz Pinheiro, de Belo Horizonte (MG), se apresenta no Prelúdio, da TV Cultura, a partir das 16h. Aos 25 anos, ela participa do concurso que reúne jovens talentos da música clássica, que disputam uma bolsa de estudos em uma das mais importantes escolas de música do mundo – a Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria. Com apresentação do maestro Júlio Medaglia e de Roberta Martinelli, o programa também é transmitido, simultaneamente, pela Rádio Cultura FM (103.3).
Ana Beatriz, que executa o Concerto para Piano Nº 2, I – Andante Sostenuto, de Camille Saint-Saëns, iniciou seus estudos de piano em 2014, na capital mineira, sob orientação do professor Maurício Veloso, com quem cursa, atualmente, bacharelado em Piano na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
Como solista de orquestra, apresentou o Concerto para 2 pianos em dó menor, BWV 1060, de J.S. Bach, com a Orquestra de Cordas do Festival Horizons, na UFMG, sob regência de Peter Von Wienhardt. E, em 2023, foi vencedora do Concurso Jovens Solistas e Regentes da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG.
A jovem belo-horizontina divide o palco do Prelúdio com o violinista paulistano André Moreno, a flautista argentina Ligia López e a soprano campinense Marília Carvalho.
Os participantes serão avaliados por um júri especializado, composto pelo jornalista Irineu Franco Perpétuo, a bacharel em Música e doutora em Psicologia Social Yara Caznok, o maestro-compositor João Rocha e o produtor musical e empresário João Marcello Bôscoli.