9ª edição do Festival Verbo Gentileza reuniu cerca de 15 mil pessoas em programação diversa
Ações do projeto continuam com a campanha Outubro Rosa Verbo Gentileza, que conta com show de Snatam Kaur, no dia 9 de outubro
Entre 7 e 8 de setembro, o Festival Verbo Gentileza reuniu cerca de 15 mil pessoas na Praça Floriano Peixoto. As ações do projeto continuam em outubro, com a campanha Outubro Rosa Verbo Gentileza, que promove saúde e bem-estar por meio da música e da conscientização. Entre os destaques da programação está o show da artista americana Snatam Kaur, no dia 9 de outubro. Indicada ao Grammy na categoria música New Age, ela apresenta seu novo álbum “Heartflow”, composto por melodias originais que convidam à meditação.
Além do show, o Verbo Gentileza promove rica programação online explorando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre as atividades, está uma live com a Dra. Bárbara Paz, em que o público poderá tirar dúvidas com a especialista, e um webinar educativo sobre o autoexame de mama.
Para aumentar o engajamento e a conscientização, o Desafio Cor-de-Rosa incentiva as pessoas a tirarem fotos com um laço ou algum objeto simbólico rosa e compartilharem nas suas redes sociais, marcando o Verbo Gentileza. Nas redes do projeto, também serão compartilhados depoimentos inspiradores de mulheres que superaram a doença.
DESTAQUES DA 9ª EDIÇÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE
Neste ano, o evento destacou a potência feminina, com equipe de produção e programação formada integralmente por mulheres, e mais uma vez se reafirmou como um festival que vai além do entretenimento, promovendo ações que podem transformar o mundo. Para quem perdeu ou quer rever partes da extensa programação, o evento disponibilizou algumas atrações no YouTube.
“Em cada ação, gesto e palavra, buscamos cultivar um mundo mais justo, consciente e humano. Nosso festival é a materialização dessa visão. Ele não apenas ocupa a cidade com eventos, mas cria vivências que tocam a alma. Um festival que é para todos, mas que, este ano, se dedicou especialmente a ‘reconhecer’ e celebrar a mulher, em toda a sua diversidade e plenitude”, comenta Patrícia Tavares, idealizadora do Festival.
Desde as primeiras horas da manhã até o cair da noite, o evento trouxe shows, rodas de conversa, oficinas infantis e colaborações únicas, como a mostra de economia criativa, que reuniu diversas empreendedoras locais. Um dos grandes destaques foi o show de encerramento, em que Fernanda Takai convidou Coral. As duas cantoras que se estabeleceram em Belo Horizonte uniram suas referências para celebrar a diversidade e a riqueza da música brasileira contemporânea.
O Festival ainda proporcionou o encontro de artistas mulheres de diferentes gerações do samba e do choro, no Samba da Gentileza, como Bia Nascimento, Dona Eliza e Marcela Nunes. A banda Tutu com Tacacá, formada por musicistas mineiras, promoveu um show envolvente, trazendo sonoridades inéditas a partir da combinação de referências de Minas com o Pará.
Além da música, o Festival foi palco para conversas transformadoras. A influenciadora Virginia Sasdelli e a psicóloga Bel Ornelas exploraram o tema corpo, atravessado pela experiência de ser mulher. Com o tema “Cruzando as Fronteiras para os Direitos das Mulheres”, a MINIONU Plural focou em discussões sobre gênero, como os direitos e atuação das mulheres na política internacional.
Performances também acionaram reflexões e vivências impactantes. Apresentada pela multiartista Ludmilla Ramalho, a performance instalação “Papel de Mãe”, que estreou em Santiago, deflagrou a invisibilidade materna na sociedade patriarcal. No Sarau DiVERSO, a poesia foi declamada e sentida, dando vida às experiências, sentimentos e reflexões de vozes femininas. Já Elisa de Sena navegou por poemas, músicas e contos autorais, abordando temas como amor e ancestralidade.
Um dos objetivos mais profundos do Festival é oferecer um espaço de pausa na vida acelerada dos grandes centros urbanos. Parar, respirar e reconhecer – este foi um dos principais propósitos deste ano. Com esse objetivo, o evento também promoveu diversas atividades que podem ajudar a proporcionar um estilo de vida mais saudável e tranquilo, como a prática de Yoga, que foi explorada em duas vertentes: o Kundalini e o Hatha.
O Festival Verbo Gentileza foi apresentado por Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Cemig, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O Festival contou ainda com o patrocínio do Instituto Unimed-BH e apoio da Do Brasil. Produção: Fina Fazedoria.
CEMIG: A ENERGIA DA CULTURA
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.
Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
SOBRE O INSTITUTO UNIMED-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
SERVIÇO
Snatam Kaur – Heartflow
Dia 9 de outubro (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Sesc Palladium
Rua Rio de Janeiro, 1046 – Belo Horizonte (MG)
Ingressos: Sympla
Mais informações: www.verbogentileza.com.br
https://www.instagram.com/verbogentileza_/