O “Natal da Mineiridade 2024”, que acontece até o dia 6 de janeiro, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, traz uma programação especial para os dias de 6 a 8 de dezembro, com destaque para a música, luzes e tradições que celebram o período natalino.
No dia 6 de dezembro (sexta-feira), a escadaria do IEPHA será palco de uma noite musical encantadora com a participação de renomados corais, como o Coral Infantil Nossa Senhora das Dores (20h), o Coral Desafinados (20h30), o Coral Gremig (21h) e o Coral da PUC (21h30).
No dia 7 de dezembro (sábado), o público poderá assistir a apresentações vibrantes do Coral Adulto da Escola de Música de Nova Lima (20h) e do Coral Adorart (20h30), também na escadaria do IEPHA.
E no dia 8 de dezembro (domingo), no segundo domingo do Advento, será realizada a tradicional cerimônia de acendimento da Vela de Belém, simbolizando o nascimento de Jesus. A vela verde será acesa na varanda frontal do Palácio da Liberdade, marcando este momento de fé e esperança.
O “Natal da Mineiridade 2024” é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Cemig e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
Palácio do Natal e Praça da Liberdade
Além das apresentações musicais, a Praça da Liberdade continua a brilhar com sua decoração natalina, patrocinada pela Cemig. O Palácio do Natal, localizado no interior do Palácio da Liberdade, é uma atração, reunindo uma coleção única de 5 mil Papais Noel de diferentes estilos e tamanhos, pertencentes à colecionadora Maria Elvira. O ambiente foi transformado para retratar a casa do bom velhinho, com quarto, cozinha, sala de estar e de jantar e escritório, com uma decoração encantadora e acolhedora.
Até o dia 23 de dezembro, o público pode visitar o Palácio do Natal de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, e aos sábados e domingos, das 14h às 22h. Em todos esses dias, o Papai Noel estará presente para tirar fotos com as famílias e visitantes, de segunda a sexta-feira, de 19h às 22h e sábados e domingos de 14h às 22h.
E na Praça da Liberdade, a iluminação, que é um dos maiores destaques do evento, tem seu acendimento às 19h, com o desligamento às 00h. Com curadoria artística formada pelos profissionais da Festa da Luz e da Nossa Senhora das Produções, o público é recebido pelo “Pórtico Alameda Travessia”, que remete às portas das igrejas barrocas de Minas Gerais. O “Túnel de Luz Alameda Travessia”, com iluminação programável e animação criada pelo MIR Estúdio, convida o público a uma travessia iluminada, guiando até o Palácio da Liberdade, que se transformou no “Palácio do Natal”, com uma grandiosa árvore de Natal e um presépio em cerâmica, criado pela artista de Turmalina/MG, Anísia Lima, que homenageia o Vale do Jequitinhonha e suas tradições artesanais. As figuras do presépio, cuidadosamente esculpidas, trazem traços e vestimentas que remetem ao povo mineiro, conectando o nascimento do Menino Jesus à nossa terra e às nossas gentes.
Ainda na Praça da Liberdade um Papai Noel gigante, de oito metros, criado pelo artista JJBZ, traz na mão o queijo mineiro. Momento propício para celebrar o reconhecimento dos “Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal” como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
No Coreto, o Congado, reconhecido como patrimônio imaterial, recebeu luzes e estandartes da Folia de Reis, festa popular e tradicional brasileira que celebra a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus. A instalação foi feita a partir da pesquisa de Vania Noronha, estudiosa do Reinado e do patrimônio imaterial mineiro.
No jardim, a instalação “Sinos de Minas Gerais”, traz um sino gigante, interativo, sonoro e iluminado. A obra foi feita com base na consultoria de Chiquinho de Assis, de Ouro Preto, especialista em musicologia e na linguagem dos sinos.
Próximo ao coreto, um corredor de luminárias natalinas temáticas encantam o público. Uma da ilustradora e artista Marilda Castanha. E os bordados feitos pelas Bordadeiras de Sinhá, grupo formado por senhoras moradoras do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, serviu de inspiração para as Bolas Natalinas, que ocupam os jardins.
Serviço – Programação de 5 a 8 de dezembro
- 6 de dezembro (sexta-feira)
- Local: Escadaria do IEPHA
- 20h: Coral Infantil Nossa Senhora das Dores
- 20h30: Coral Desafinados
- 21h: Coral Gremig
- 21h30: Coral da PUC
- 7 de dezembro (sábado)
- Local: Escadaria do IEPHA
- 20h: Coral Adulto da Escola de Música de Nova Lima
- 20h30: Coral Adorart
- 8 de dezembro (domingo) – Segundo domingo do Advento
- Local: Varanda frontal do Palácio da Liberdade
- Acendimento da Vela de Belém, simbolizando o nascimento de Jesus
Visitação do Natal da Mineiridade – Praça da Liberdade
- Palácio do Natal: de 30 de novembro a 23 de dezembro
- Segunda a sexta-feira: 16h às 22h
- Sábados e domingos: 14h às 22h
- Papai Noel: de 30 de novembro a 23 de dezembro
- Segunda a sexta-feira: 19h às 22h
- Sábados e domingos: 14h às 22h
- Praça da Liberdade: até 6 de janeiro de 2025
- Acendimento diário da iluminação às 19h, desligamento à meia-noite