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32% das pessoas planejam investir acima de R$500 em presentes neste Natal, revela pesquisa da Wake Creators

O estudo também destaca as marcas favoritas para as celebrações de fim de ano

São Paulo, dezembro de 2024 – Após a Black Friday, o varejo já começa a se preparar para as festas de final de ano, que continuam sendo um momento decisivo para o comércio e para as marcas. Uma pesquisa recente, feita pela Wake Creators, empresa de tecnologia líder neste setor, analisou as intenções de consumo e comportamentos para o Natal e o Réveillon deste ano.
A pesquisa aponta que o gasto com presentes de Natal será significativo para muitos consumidores, com 32% planejando investir mais de R$500, enquanto 23% pretendem desembolsar entre R$200 e R$300, e 20% entre R$100 e R$200. Esses dados indicam uma disposição considerável para compras, especialmente em um período de fim de ano. Na escolha dos canais de compra, o e-commerce lidera o ranking com 46% de preferência, seguido pelas lojas físicas, que atraem 35% das escolhas. Marketplaces (12%) e redes sociais (7%) aparecem como alternativas mais segmentadas, mostrando a diversificação no comportamento de consumo.
As roupas lideram a lista de presentes preferidos, com 52% das intenções de compra. Em seguida, produtos de perfumaria (35%) e itens de cuidados pessoais e brinquedos (ambos com 22%) também figuram entre as escolhas mais populares. Doces e chocolates (21%), itens de casa e decoração (18%) e acessórios (14%) reforçam a diversidade nas categorias buscadas.
Réveillon em alta

As festas de final de ano também demonstram potencial de consumo. Cerca de 85% dos entrevistados afirmaram ter o hábito de realizar compras relacionadas à data, com destaque para roupas (73%), bebidas alcoólicas (31%) e viagens (30%). Além disso, o Réveillon é marcado por festas (85%) e viagens (78%), consolidando-se como um momento de celebração e lazer.
Marcas mais lembradas

Quando o assunto é Natal, a Coca-Cola se consolida como a marca mais lembrada pelos consumidores, mencionada por 26% das pessoas, reafirmando sua forte conexão com o espírito natalino e campanhas que marcaram gerações. Em segundo lugar, a Sadia aparece com 22%, já outras marcas associadas à celebração, como Bauducco (16%), Perdigão (6%), O Boticário (6%) e Seara (5%), aparecem logo depois.
Para o Réveillon, a Chandon lidera com 19% da lembrança dos entrevistados, destacando-se como sinônimo de celebração e momentos festivos. Marcas de moda como Renner (6%), Riachuelo (5%) e C&A (4%) também figuram entre as mais mencionadas, evidenciando a importância de roupas e acessórios para compor os looks de ano novo. A Sadia, com 4%, mantém sua relevância, simbolizando o papel dos alimentos tradicionais nas comemorações de fim de ano.
*A pesquisa sobre as festas de fim de ano da Wake Creators ouviu um total de 1.000 criadores de conteúdo cadastrados na plataforma da empresa durante o mês de agosto de 2024. 
Sobre a Wake Creators:

A Wake Creators é uma empresa de tecnologia, com mais de 10 anos de existência, líder em marketing de influência baseado em dados. Fundada em 2014, foi adquirida pelo grupo LWSA em 2021, e desde 2023 faz parte do ecossistema Wake, que oferece soluções digitais integradas para o varejo e a indústria. A Wake Creators tem a maior base de influenciadores da América Latina, com 260 mil criadores cadastrados e usa inteligência artificial e machine learning para as campanhas trazerem o melhor impacto e performance para as marcas. No portfólio de clientes, grandes marcas, como Samsung, Ambev, Spotify, Unilever, Bradesco, Natura, Magazine Luiza, iFood, entre outras. Saiba mais em: Link

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

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