27/7 – Festival Novos Encontros chega à terceira edição, com atrações como Arnaldo Antunes, Roberta Sá, MC Tha e Augusta Barna
No line-up do evento, patrocinado pela ArcelorMittal, encontros entre Roberta Sá e Arnaldo Antunes, MC Tha e Augusta Barna, Àvuà e Nath Rodrigues, além de shows gratuitos para as crianças
Pelo terceiro ano consecutivo, o Festival Novos Encontros acontece no Parque Municipal com a proposta de promover um evento musical para toda a família. No dia 27 de julho, as atrações já começam pela manhã com shows especiais gratuitos para as crianças. Sobem ao palco o grupo Pé de Sonho, a Orquestra SESIMINAS, com o espetáculo “A Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes, além do Terno do Binga. À tarde, encontros musicais inéditos chegam a Belo Horizonte, com ingressos a preços populares, disponíveis na Sympla: Àvuà e Nath Rodrigues, Mc Tha e Augusta Barna, e fechando, Roberta Sá encontra Arnaldo Antunes.
O festival se consolida no calendário belo-horizontino, com uma curadoria cuidadosa, que busca trazer novidades por meio de trocas artísticas potentes no palco. “Na curadoria, buscamos sempre criar encontros musicais marcantes, que promovem conexões artísticas interessantes que proporcionam shows únicos para o público. É pelas trocas, pelos encontros, que a cultura se renova, se recria e toma novos rumos. A gente acredita no poder disso”, comenta Tomás Gonzaga, diretor do festival.
A programação é democrática, acolhendo todas as idades. No centro de Belo Horizonte, o Parque Municipal, um dos espaços públicos mais icônicos da cidade, ainda oferece o espaço perfeito para curtir em família, com segurança, clima ameno e uma bela paisagem. O festival ainda se preocupa com o conforto do público pensando na limitação de ingressos. “Sucesso pra gente tem a ver com a experiência que o público tem dentro do parque. Nosso jeito de produzir sempre foi e continuará sendo cuidadoso com o público”, continua Tomás.
Desde o lançamento, a ArcelorMittal, líder mundial na produção de aço, é patrocinadora do projeto, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. “Nós acreditamos na importância do acesso à cultura para transformar a nossa sociedade. A continuidade do projeto é uma manifestação do nosso compromisso com a cultura de Minas Gerais”, destaca Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal.
PROGRAMAÇÃO
A manhã do sábado começa sendo iluminada pelo show “A Arca de Noé”, da Orquestra SESIMINAS. A apresentação se debruça sobre um dos álbuns infantis mais importantes da música brasileira: “A Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes e Toquinho, de 1980. Continuando com a programação especial para os pequenos, o grupo Pé de Sonho sobe ao palco com grandes sucessos como “Bicho de Bocão” e “Rock da Barata”. Antes do fim da manhã, Terno do Binga, uma orquestra inspirada nos ternos de Maracatu de Baque Solto e nas orquestras cirandeiras, do Frevo e do Coco Rural.
À tarde, a partir de 14h, os portões se abrem novamente para os encontros musicais inéditos. A programação se inicia com Nath Rodrigues, que se encontra com o duo Àvuà, formado por Bruna Black e Jota.pê. Com um trabalho repleto de sensibilidade, o duo nasceu em 2021 e, já no mesmo ano, foi convidado para gravar no ColorsxStudios, um dos maiores canais de música do mundo. Já Nath Rodrigues é reconhecida por misturar referências brasileiras ao jazz e pop. Fez parcerias com outros grandes nomes, como Luedji Luna e Chico César e recebeu diversos reconhecimentos, como o Prêmio Flávio Henrique, do BDMG Cultural, em 2023.
No mesmo ano, outra grande artista foi agraciada com o prêmio: Augusta Barna, que também enriquece o line-up acompanhada por MC Tha. Augusta conquistou a cena mineira com sua voz forte e com canções que unem rap, samba e pop. Enquanto isso, MC Tha traz seu trabalho inconfundível em que funk e ritmos afro-religiosos se misturam, assim como a ancestralidade e a religião.
Para fechar, o ex Titã Arnaldo Antunes e Roberta Sá unem suas diferentes referências na música brasileira em um show inédito e inusitado. Com duas décadas de carreira, Roberta Sá se inspira nas rodas de samba e mostra seu canto potente, enquanto Arnaldo traz a voz grave que entoou grandes sucessos do Titãs e da sua trajetória solo, em álbuns como “O Real Resiste” (2020) e “Lágrimas no Mar” (2021).
SERVIÇO
Novos Encontros – 3ª edição
Dia 27 de julho, sábado
Local: Parque Municipal de Belo Horizonte
Av. Afonso Pena, 1377 – Centro
Programação
Manhã – 9h
Gratuito – não é necessário retirar ingressos
Arca de Noé – Orquestra SESIMINAS
Pé de Sonho
Terno do Binga
Tarde – 14h
Ingressos a preços populares: Sympla
Àvuà encontra Nath Rodrigues
Mc Tha encontra Augusta Barna
Roberta Sá encontra Arnaldo Antunes