27/07 – Boa Noite Memorial está de volta com intensa programação cultural gratuita
Virada criativa do Memorial Minas Gerais Vale celebra a diversidade com mais 12 horas ininterruptas de atrações artísticas. A programação gratuita traz mais de 30 atrações para públicos de todos os gostos e idades das 13h de sábado, 27 de julho, às 2h da madrugada de domingo, dia 28.
O Memorial Minas Gerais Vale se prepara para receber a edição 2024 do Boa Noite Memorial, sua tradicional virada criativa que reúne shows musicais, performances, intervenções, oficinas, teatro, dança, circo, artes visuais e muito mais. A partir das 13h do dia 27 de julho, sábado, até às 2h da manhã de domingo, 28, o público poderá desfrutar de uma programação diversa e gratuita com 30 atrações. O roteiro conta na abertura com uma reverência aos povos tradicionais, com a demonstração de modalidades de jogos da Aldeia Katurãma que apresenta suas danças típicas e cantos; o Congado dos Arturos; show da cantora Majur; do pianista Jonathan Ferr, um dos nomes mais celebrados na nova geração do jazz brasileiro; leitura dramática “A Carniceira”, com Rejane Faria e Bárbara Colen; Desculpe o Auê, uma festa com a personalidade da musa Rita Lee, o gingado do Djonga e o eco emocional da Alcione, e muito mais.
Todas as atrações são gratuitas. Os eventos que acontecem nos ambientes internos do Memorial Vale estão sujeitos a lotação. Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência na recepção do museu. O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .
“Como em anos anteriores, a diversidade é o fio condutor do Boa Noite Memorial. A ideia é proporcionar atrações para todos os gostos e idades em um evento vibrante que transformará a Praça da Liberdade e os espaços do Memorial em palcos pulsantes de criatividade. Será uma grande festa para marcar o último dia de funcionamento do atual museu que, a partir de agosto, passará por um processo de renovação. A virada também marca o início das atividades do projeto Memorial Vale Itinerante, que percorrerá diversas cidades mineiras”, explica Wagner Tameirão, gerente do Memorial Vale.
A programação musical inclui shows de Pé de Sonho, Raquuel Koan, Pejota com participação de Mac Júlia, Jonathan Ferr, Totô de Babalong e DJs que prometem animar o público com diferentes estilos musicais. Além disso, haverá oficinas criativas, como a de construção de brinquedos “Ecológico Clown”, e atividades interativas, como a “Caçadores da Memória”, que convida o público a explorar o museu em busca de memórias perdidas.
Durante o Boa Noite Memorial, o público também poderá conferir as exposições em cartaz no Memorial, como “abrir-se um abutre ou mesmo depois de deduzir dele o azul”, “Atmosfera”, “Tempo e Patrimônio” e a instalação “Alegoria Cintura Fina” que retrata o ícone LGBTQIAPN+ da cena belo-horizontina. Os DJ’S Camis, Fê Linz e Denis agitarão o público em vários horários, assim como as intervenções circenses da Casa Circo Gamarra “Palhaços de Versalhes” que associa técnicas e modalidades cênicas diversas com personagens caracterizados. O público poderá prestigiar ainda a ação “Flores de Coragem” elaborada pela Mimulus Cia. de Dança que homenageia Baby Mesquita e os 30 anos da companhia. Também haverá a exibição da “Mostra Dança em Foco”, uma vídeoinstalação que apresentará uma seleção especial do Festival Internacional de Vídeo & Dança com três mostras: On Tour, Solos e Duos, Coreoedições e Coreografias da Câmera com trabalhos nacionais e internacionais.
Confira a programação
Awê, demonstração modalidades de jogos com a Aldeia Katurãma: experiência imersiva na cultura Pataxó por meio de danças típicas, canto e demonstração de várias modalidades de jogos e ferramentas indígenas.
Congado dos Arturos: às 13h30, a comunidade dos Arturos apresentará seu tradicional Congado em culto à Nossa Senhora do Rosário. Em respeito à comunidade à comunidade quilombola, eles desmontarão o altar da Sala Celebrações, já que o ambiente foi montado pelo Arturos, dando início a desmobilização da atual expografia do Memorial Vale.
Oficina “Ecológico Clown: às 14h, na Sala de Leitura, a oficina liderada por Alexandre Marques ensinará técnicas de construção de brinquedos a partir de materiais reciclados.
Estação do Tempo: das 15h às 18h, na Sala do Educativo Memorial Vale, o público poderá participar de um ateliê aberto para criar obras inspiradas no Memorial Minas Gerais Vale.
Caçadores da Memória: às 13h, 14h, 15h e 16h, no Memorial Vale, atividade brincante para crianças a partir de 5 anos que poderão explorar vestígios deixados pelo museu.
Samba de Roda com Dé Lucas e convidados: às 15h, na lateral do Memorial Vale, roda de samba especial tendo como anfitrião Dé Lucas, cantor, compositor e instrumentista, e convidados de renome como Dona Elisa, Ronaldo Coisa Nossa, Fran Januário, Nilze Carvalho e Marcos Sacramento.
Show Pé de Sonho: às 16h30, na Praça da Liberdade, o grupo Pé de Sonho encantará com sucessos musicais que prometem levar famílias e crianças a um universo mágico.
Espetáculo O Que Fica de Nós Mesmos: às 16h30, no Auditório, o Grupo Rapa de Tacho apresentará uma peça que explora as aventuras de Nata em sua jornada de amadurecimento.
Show Koan com Raquuel: às 18h, na Praça da Liberdade, apresentando a força ancestral do tambor e a tecnologia de sintetizadores e pedais em um show envolvente.
Leitura Dramática A Carniceira: às 19h, no Auditório, Rejane Faria e Bárbara Colen apresentarão um texto que explora os limites do desejo e da sobrevivência humana.
Beco da Fama Ball Show: às 19h, na lateral do Memorial Vale, com Kiki House Of DuBeco, surgida e localizada no Aglomerado da Serra, traz ao Boa Noite Memorial um show ballroom.
Show Totô de Babalong – Turnê Pescoço Salgado: à 19h, na Praça da Liberdade, Totô de Babalong traz para o evento performances que exploram sensualidade e tropicalidade.
Festa Desculpe o Auê: às 20h, na Sala de Leitura, o Memorial Vale receberá DJs que animarão o público com ritmos brasileiros contemporâneos passando pela tropicália, pop, samba, rap, pagode, brega e eletro.
Show Majur: às 20h30, na Praça da Liberdade, Majur levará ao palco uma performance vibrante e diversificada, celebrando a diversidade.
Leitura de um Possível Romance: às 22h e à 0h, na Casa da Ópera, Dudude apresentará uma leitura emocionante que reflete sobre o tempo e o amor.
Show Pejota com participação especial Mac Júlia: às 22h, no Auditório, o artista ficou conhecido após a sua música “Sofá, Breja e Netflix”, colaboração com a rapper mineira Mac Júlia, viralizar. Os dois vêm ao Memorial para um show especial.
Show Cura com Jonathan Ferr: às 23h, no Jardim Memorial Vale, Jonathan Ferr apresenta uma performance de piano solo, com canções que buscam curar através dessa experiência única.
O indígena DJ Scott Hill apresenta o show Tenoderângua: durante o Boa Noite Memorial e uma edição especial às 0h30, no Auditório. O show é uma fusão de música tradicional indígena com elementos da música contemporânea.
Programação especial durante a renovação do Memorial Vale
O edifício-sede que abriga o Memorial Minas Gerais Vale será fechado temporariamente para intervenções de requalificação, novas estruturas e instalação de nova expografia permanente. O trabalho de renovação do Memorial Vale foi construído a partir da ideia e pesquisa desenvolvida pelas escritoras e pesquisadoras Heloisa Starling e Lilia Schwarcz. A curadoria da nova exposição é assinada por Isa Grimspum Ferraz e a co-autoria é de Marcelo Macca.
Durante as obras, o Memorial Vale continuará em atividade com o projeto Memorial Vale Itinerante. A programação se inicia em agosto, com a abertura da exposição imersiva “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, que chega a Minas Gerais pela primeira vez e tem o patrocínio do Memorial Minas Gerais Vale e Instituto Cultural Vale.
Com entrada gratuita, “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci” terá aproximadamente mil metros quadrados e oito áreas expositivas. A mostra proporcionará uma viagem pelas invenções, experimentos e criações artísticas em tamanho real de Da Vinci, além de usar recursos de realidade aumentada. Em Belo Horizonte (MG), a exposição ocorrerá no Espaço 356 (Rua Adriano Chaves e Matos, 100, Bairro Olhos D’Água). Sucesso de público, a mostra já passou por Vitória (ES), realizada pelo Museu Vale, recebendo mais de 60 mil pessoas, e foi adaptada da montagem que celebrou os 500 anos de Da Vinci no Museu da Imagem do Som (MIS Experience), em São Paulo.
Serviço: Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.
Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita
Memorial já recebeu mais de 1,4 milhão de visitantes
Um dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, e se caracteriza como um museu de experiência. De 2010, ano de sua inauguração, até junho de 2024, o espaço recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas. São mais de 3 mil eventos realizados, 106 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil pessoas recebidas em visitas mediadas.
O Memorial Minas Gerais Vale é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor e do Prêmio Aberje em 2011 na categoria Memória – Lançamento do Memorial Minas Gerais Vale. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o museu tornou-se um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação.