A Crivo Editorial lança a Coleção “O Menino no Espelho” em quadrinhos, sob o selo Crivinho, dedicada ao público infantojuvenil, em homenagem ao centenário de nascimento do escritor mineiro, Fernando Sabino. O lançamento acontece durante a 12º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, FIQ, no Minascentro, no dia 25 de maio, de 15h às 17h, com sessão de autógrafo dos quadrinistas João Belo, Clara Pernambuco e Hill Rocha, responsáveis pela ilustração dos três primeiros volumes da coleção.
Publicada originalmente em 1982, “O Menino no Espelho” é uma obra autobiográfica que se tornou um marco na literatura brasileira, retratando de forma única e envolvente as aventuras e travessuras de Fernando, um garoto cheio de imaginação e curiosidade.
Esse ano foi sancionada uma lei que institui 2024 como o Ano Nacional Fernando Sabino, e para homenagear o escritor, a Crivo Editorial reimaginou essa história clássica em uma coleção de 12 volumes, ilustrada por 12 quadrinistas, cada um trazendo seu próprio estilo e interpretação para os capítulos da obra de Sabino. Cada volume é uma história completa, capturando o encantamento e a atemporalidade da infância, com um toque humorístico que é característico da narrativa original.
Para Lucas Maroca, editor-chefe da Crivo Editorial, “O Fernando Sabino é um ícone da literatura nacional e tem toda uma geração que leu “O Menino no Espelho”. E como o quadrinho é uma linguagem muito moderna e muito contemporânea, cada vez mais presente no cenário no editorial brasileiro, pegar uma obra canônica, uma obra clássica tão lida e dar essa roupagem é uma ressignificação da obra.
Para os quadrinistas envolvidos, esta foi uma oportunidade única de celebrar a cultura e a arte, como expressa João Belo, que ilustrou o volume 1 da obra, “O menino e o homem”. “Adaptar a obra de Fernando Sabino em quadrinhos é uma celebração à produção artística e cultural. Um clássico da literatura que ainda não havia flertado com os quadrinhos, uma linguagem tão bem representada por grandes artistas conterrâneos de Sabino. O texto de “O Menino no Espelho” é imagético e dinâmico e, alinhado à linguagem das histórias em quadrinhos, tem grande potencial para levar a obra a novos leitores e trazer novos sabores aos já habituados à leitura do grande autor”, comenta o quadrinista.
Hill Rocha, responsável pela ilustração do volume 3, “O canivetinho vermelho”, comenta que se divertiu durante a ilustração da obra. “Foi uma experiência nova e muito interessante. Trazer algo para uma linguagem atual e diferente sem perder a originalidade é um desafio muito prazeroso, uma vez que é uma obra que tantas pessoas conhecem e admiram. Conciliar os formatos crônica-quadrinho, além de divertido, possibilita a história alcançar novos públicos”, ainda o ilustrador.
Clara Pernambuco, outra quadrinista colaboradora, compartilhou sua inspiração para ilustrar a “Galinha ao molho pardo”, segundo volume da obra, se recordando das experiências vividas quando criança. “Eu me baseei muito em memórias da minha infância na casa da minha avó, e eu inclusive menciono nos extras do livro que parte do design do cenário foi baseada na casa da minha avó aqui em Belo Horizonte, que é bem dessa época”, relembra Clara.
Esta coleção é uma oportunidade não só de introduzir a obra de Fernando Sabino a uma nova geração de leitores, mas também oferecerá uma oportunidade para que os fãs revisitarem essa história de uma maneira completamente nova. “Embora a obra de Fernando Sabino já tenha sido levada anteriormente para o cinema, essa é a primeira vez que ela é trazida para os leitores na forma de quadrinhos. Como em toda adaptação, a obra original se transforma e ganha novos sentidos, novos públicos, e novas possibilidades ao mesclar cada capítulo do livro ‘O Menino no Espelho’ ao olhar de cada quadrinista para a história contada. Com essa adaptação para os quadrinhos, principalmente com sua elaboração voltada especialmente para o público infanto-juvenil, temos a possibilidade de uma primeira introdução da obra para novos leitores e uma oportunidade de revisitar o livro para quem já o conhecia”, comenta Clara.
O projeto
A ideia do projeto “O Menino no Espelho” em quadrinhos surgiu em 2023, através de conversas da Crivo Editorial, com Bernardo Sabino, filho de Fernando Sabino, durante um evento em homenagem ao autor na cidade de Itabira. Lucas Maroca, destaca que foi então que a oportunidade de ressignificar a obra, através dos quadrinhos. “Essa possibilidade de quadrinhos espalhar-se é muito grande, porque é uma obra canônica, é uma obra de gerações, é uma obra universal. Você possibilita outra linguagem, outra leitura, é outra experiência para o leitor. E o curioso é que o quadrinho é uma obra multi-idade, e chega a crianças de 7, 8 anos que vão ler e se divertir pela primeira vez, mas também o adulto de 50, 60, 70 anos, porque tem uma identificação coletiva no processo.”
Lucas Maroca menciona os desafios enfrentados durante o processo de produção, destacando a importância da colaboração entre os quadrinistas para garantir a homogeneidade narrativa da coleção. “A gente teve o desafio de tempo, porque queríamos lançar no FIC. Depois, os próprios quadrinistas tiveram de alinhar alguns pontos para que a obra tivesse uma homogeneidade, por mais que fosse criada por artistas independentes”.
Os ilustradores
A Coleção “O Menino no Espelho” em quadrinhos é mais do que uma simples adaptação; é uma homenagem a um dos autores mais queridos da literatura brasileira, enriquecendo ainda mais o legado de Fernando Sabino.
Volume 1 – O menino e o homem, ilustrado pelo quadrinista João Belo –, o escritor nos relata a inusitada e inesperada conversa que tem com um homem desconhecido que aparece repentinamente e como essa conversa vai marcar toda a sua vida.
João é designer gráfico e ilustrador freelancer, publica histórias em quadrinhos de forma independente desde 2011. Como autor, lançou os quadrinhos O Vendedor de Esqueletos (2011), em parceria com Bruno Rodrigues, e Na outra margem (2015), além de diversas fanzines e participações em antologias. Seu último trabalho, o quadrinho A Menor distância entre dois pontos é uma fuga, em parceria com Gabriel Nascimento, foi lançado em 2022. O livro esteve entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti em 2022. João também ministra oficinas, como Desenho com Pincel, e o curso Estruturas em Narrativas Gráficas, no estúdio Black Ink.
Volume 2 – Galinha ao molho pardo, ilustrado pela quadrinista Clara Pernambuco –, o escritor conta suas façanhas e artimanhas para proteger sua galinha de estimação, a Fernanda, do destino de ir para a panela e virar uma galinha ao molho pardo.
Clara Pernambuco é uma ilustradora belo-horizontina. Formou-se em 2019 em Artes Visuais, com habilitação em Artes Gráficas, pela UFMG, com quatro quadrinhos curtos como TCC. Hoje, além de ser quadrinista, atua também como ilustradora freelancer. O que move seu trabalho — mesmo fora do mundo dos quadrinhos propriamente ditos — é o amor por narrativas diversas e pela riqueza que as imagens trazem para essas narrativas.
Volume 3 – O canivetinho vermelho, ilustrado pelo quadrinista Hill Rocha –, o escritor se surpreende e nos surpreende com sua repentina capacidade de fazer milagres.
Hilton é ilustrador, quadrinista e animador há 10 anos. Formado em Cinema de Animação e Artes Digitais pela UFMG. Em 2021, lançou o quadrinho “Memórias de um Ser Eterno”, pela Lei Aldir Blanc. Em 2020, participou como ilustrador no lançamento de “Shogum dos Mortos”, de Daniel Werneck. De 2018 a 2020, trabalhou como storyboarder e desenhista no quadrinho internacional “CHIMP CHAMPS!”, lançado em 2023. Em 2015, foi convidado como storyboarder em “O Despertar de Cthulhu”, na história “O Caso da Truta Salmonada”. Anteriormente, lançou o quadrinho independente de terror e suspense “Além”, que teve o lançamento de sua sequência nas edições do FIQ 2015 e 2017. Também lançou, em parceria com membros do estúdio Black Ink, o quadrinho “Mochilão” pelo selo RoboManco.
Biografia de Fernando Sabino
Escritor, jornalista, editor e cineasta, nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, Fernando Sabino é uma das mais expressivas personalidades das letras brasileiras da segunda metade do século XX. Sua obra literária caracteriza-se pela capacidade de revelar, com fino senso de humor e ironia, o lado pitoresco e poético de fatos cotidianos. Filho do representante comercial Domingos Sabino e de Odete Tavares Sabino, o escritor teve seus livros traduzidos para diversos idiomas, sendo agraciado com prêmios como o Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (1999), e o Jabuti (1980), com “O grande mentecapto”.
Com passagens pelos Estados Unidos e pela Europa, foi, além de adido cultural da embaixada do Brasil em Londres, colaborador dos principais jornais do Brasil. Sua obra é composta por mais de 40 livros. Morreu no Rio de Janeiro, no dia em que completaria 81 anos.
Crivo Editorial
A Crivo é conhecida em Minas Gerais por lançar jovens autores, desde 2012, promovendo a cultura e ampliando seu olhar sobre Belo Horizonte. A editora busca ressoar diversas vozes em suas publicações. Abordando temas no campo social, político e humano, ela se torna mais que um projeto editorial, e passa a ser um projeto político que abraça temas em prol dos direitos humanos, da diversidade e da cultura. Atualmente, conta com mais de 200 títulos publicados.
Crivinho
A nós, humanos, desde sempre, foi natural contar e ouvir histórias. Às crianças, contar e ouvir histórias é quase fundamento de vida, como quem dorme, come, brinca, imagina e sorri.
E os livros infantis – como nós da Crivinho pensamos o mundo – guardam um tesouro que é poder, por meio da palavra e da ilustração, viver pelo tempo da leitura de um livro, o momento encantando do imaginar. Isso porque o exercício da imaginação alimenta a vida e nutre dentro de cada criança a esperança, o sonho e o que nos torna humanos: contar histórias.
SERVIÇO
Lançamento da coleção O menino no Espelho em quadrinhos, da editora Crivinho (Crivo Editorial) durante o FIQ 2024
Autor: Fernando Sabino
Vol. 1 – O Menino e o Homem, ilustrado por João Henrique Belo
Vol. 2 – Galinha ao Molho Pardo, ilustrado por Clara Pernambuco
Vol. 3 – O Canivetinho Vermelho, ilustrado por Hilton Rocha
Preço: R$ 40,00 cada obra ou R$ 98,00 os três.
Data: 25 de maio, sábado, das 15h às 17h (mesa 6 e 7 de lançamento com autógrafos dos três quadrinistas)
Local: Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785 Centro, Belo Horizonte
Informações: @crivoeditorial