
O escritor e jornalista Eugênio Bucci participa do Festival Sempre Um Papo para lançar seus mais recentes livros, “A razão desumana” (Editora Autêntica) e “Que não se repita” (Editora Seja Breve). O encontro acontece no dia 21 de outubro, terça-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21). Depois da conversa de lançamento, o autor autografa seus livros. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.
O Sempre Um Papo completa, no ano que vem, 40 anos de atividade. Criado em Belo Horizonte por Afonso Borges, em 1986, o projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.
Sobre os livros
Na obra “A razão desumana: Cultura e informação na era da desinformação inculta (e sedutora)”, Eugênio Bucci investiga os contornos da “razão desumana”, um tipo de racionalidade técnica, autônoma e desprovida de sensibilidade que molda a cultura contemporânea. Formado por ensaios críticos, o livro procura retratar essa lógica desumanizada que se infiltra na comunicação, na mídia e na vida cotidiana, substituindo o pensamento crítico pela desinformação sedutora. Com estilo acessível, Bucci analisa temas como a pandemia, o mal-estar do jornalismo, a inteligência artificial e a transformação da cultura em espetáculo, propondo um diagnóstico inquietante da era digital e suas armadilhas ideológicas.
Já em “Que não se repita: A quase morte da democracia brasileira”, Eugênio traça um panorama do cotidiano vivido pelos brasileiros durante o governo de Jair Bolsonaro. Da catastrófica condução da saúde pública durante a pandemia, passando pelas agressões ininterruptas à cultura e aos jornalistas e chegando à tentativa de golpe de estado: estes e outros acontecimentos são narrados neste livro com o propósito de rememorar e trazer à tona os perigos que continuam assolando a democracia brasileira.
Eugênio Bucci, nascido em Orlândia (SP), em 1958, é professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Publicou, entre outros livros, “A Superindústria do Imaginário: Como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível”; “A forma bruta dos protestos”; “O Estado de Narciso” e “Sobre Ética e imprensa”. Recebeu o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2013, pela Revista ESPM de Jornalismo (edição brasileira da Columbia Journalism Review). Foi Secretário Editorial da Editora Abril, presidente da Radiobras (entre 2002 e 2007) e editor da revista Teoria & Debate.
Sempre Um Papo
Ao longo de sua trajetória, o Sempre Um Papo já aconteceu em 40 cidades brasileiras e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram presencialmente um público superior a 3 milhões de pessoas. Atualmente, acontece regularmente, além de BH, em São Paulo, Brasília e Paracatu/MG. Todas as conversas são gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube do projeto, que conta com mais de 110 mil inscritos.
O Sempre Um Papo é patrocinado pela Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com apoio do Itaú.
Serviço:
Sempre Um Papo recebe Eugênio Bucci
Dia 21/10, terça-feira, 19h30
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)
Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br