Cultura

1ª edição do Viradão Gospel Rio reúne mais de 100 mil pessoas em vários pontos da cidade

(Uma multidão lotou o Parque Madureira na 1ª edição do Viradão Gospel Rio)

Festival explorou a pluralidade da cultura cristã numa mensagem de fé, com muita arte e cultura, envolvendo música, dança, cinema e atividades físicas ao som de louvores

Em sua primeira edição, o Viradão Gospel Rio conseguiu o feito de reunir mais de 100 mil pessoas nos 16 locais espalhados pela cidade. Realizado nos dias 3 e 4 de outubro, o evento, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e realização do Instituto Grupo Unido por um Mundo Melhor (IGRUPUMM), trouxe 24h ininterruptas de muita música e outras atividades como exibição de filmes cristãos, flashmob e até mesmo exercício funcional.

Com um elenco de peso, o Viradão deixou sua marca no coração dos cariocas com as participações de Fernanda Brum, Marcus Salles, Eli Soares, Elaine Martins, Gabi Sampaio, Wilian Nascimento, Pamela, Victin, Marcados Pagode Gospel, Adriano Gospel Funk, Alexsander Lucio, Sarando a Terra Ferida, Apascentar Music, Cultura do Céu, Chega Mais Pra Cristo, Diego Karter, DJ Marcelo Araújo, Família Cavalcanty, No Santuário, Duo Luz, Banda Animal, DJ Smile, Orquestra do Céu e Bruninho Music.

Iniciando na sexta à noite (03), o Viradão teve as areias da Praia do Recreio, na Zona Oeste, como cenário para shows de Eli Soares, Adriano Gospel Funk e DJ Marcelo Araújo, mostrando a harmonia do groove, do funk e da música eletrônica. Já na manhã de sábado (04), o Parque Radical, em Ricardo de Albuquerque, recebeu várias pessoas para orar no monte e plantar árvores na região com direito a show da dupla Família Cavalcanty, representando a música pentecostal.

(Público participou do plantio de árvores no Parque Radical)

Durante o dia, várias outras apresentações aconteceram ao longo da cidade. No Centro do Rio, um grupo realizou um flashmob diante do Museu do Amanhã, no Píer Mauá. No Parque Madureira, no coração da Zona Norte, o povo pôde conferir uma variedade de shows e estilos musicais com espaço para para música congregacional, samba, pagode, trap, rap e a música pentecostal.

A programação jovem da Praça do Ó recebeu DJ Smile e Bruninho Music. Já no Parque Pavuna, teve até show para as crianças com a Banda Animal e também para os apaixonados com Pamela e Wilian Nascimento. Partindo para a Zona Oeste, o Parque Realengo e o Parque Oeste, em Campo Grande, também brilharam com vários shows e atividades. Além disso, as areias de Copacabana receberam um grande encontro de adoração e a Rocinha foi palco para uma Resenha de Crente com a turma do Marcados Pagode Gospel.

(Marcados Pagode Gospel levou seu som para a laje na Rocinha)

Gerente de eventos da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, a RioTur, Wellington Júnior afirma que o Viradão foi a realização de um sonho.

– O Viradão Gospel Rio entrou no calendário da cidade através de um projeto de lei do vereador Alexandre Isquierdo aprovado há 11 anos e que em 2025 se tornou realidade. O Rio de Janeiro e o Brasil precisam de Jesus e é gratificante e muito representativo ver a cidade do Rio de Janeiro realizar um projeto que promove uma mensagem de fé em Jesus, amor e esperança – declara Wellington.

(Estádio do Engenhão foi palco para exercício funcional)

E além da música, essa mensagem de fé, amor e esperança também foi compartilhada por meio do cinema com exibições de filmes cristãos no Ponto Cine, em Guadalupe com a animação O Rei dos Reis distribuído pela Heaven Content, e na Praça do IAPI na Penha, com a exibição de dois episódios da quinta temporada do The Chosen, e por meio de exercício com o Pablo do Funcional, promovido na área externa do Estádio do Engenhão.

Para o gerente de eventos da RioTur, a diversidade de locais divididos pela cidade e a quantidade de atividades desenvolvidas foram o diferencial do evento

– Levamos cultura e a arte cristã ao público, utilizando os parques da cidade, ruas e praças, o que torna o projeto inclusivo, democrático e plural, dando visibilidade a cidade, reforçando o seu chamado turístico e o seu título: Rio Capital da Fé. Agora a nossa expectativa é que o Viradão Gospel Rio aconteça anualmente e se torne uma tradição na cidade do Rio de Janeiro – finaliza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo