A poeta Carina S. Gonçalves lança seu novo livro, “Na frente de estranhos”, obra publicada pela Macabéa Edições, que propõe um mergulho em uma narrativa poética que mistura temporalidades, experiências culturais e emoções universais, criando um retrato íntimo da condição humana. O lançamento acontece no dia 13 de dezembro, sexta-feira, às 19h, no Restaurante Gamela, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte.
“Na frente de estranhos” é uma colcha de retalhos de vivências, organizada em cinco partes que exploram temas como família, amor, experiências no Japão e a própria metalinguagem da poesia. A autora utiliza uma estética que se assemelha à montagem cinematográfica, onde cada poema funciona como uma peça única de um todo que se revela ao leitor de forma fluida e inesperada.
Inspirada pela vivência pessoal e marcada pela universalidade da linguagem poética, Carina aborda questões como a busca por identidade, o sentimento de estrangeirismo e os segredos compartilhados por gerações. O título do livro remete ao ato de expor intimidades aos “estranhos” – os leitores – em um idioma que, ao mesmo tempo, aproxima e distancia.
A obra conta com elogios de nomes como Beatriz Malcher, que descreve a leitura como “uma língua que é e não é a tua, sobre estar na periferia de tudo”, e Luiza Leite, que compara a experiência a “andar de bicicleta com fones de ouvido sem segurar o guidão”.
O livro é um lançamento da Macabéa Edições, editora carioca que se dedica exclusivamente à publicação de obras de autoria feminina. Fundada em 2017, a editora tem em seu catálogo autoras de destaque, como Leila Mícolis e Bianca Monteiro Garcia, com obras reconhecidas em premiações nacionais, como o Prêmio Jabuti.
Sobre a autora
Carina S. Gonçalves nasceu em Belo Horizonte. Poeta e mestre em Estudos Literários pela UFMG, é autora do livro Nada acontece (2018). Carina traz em sua obra um olhar sensível sobre os pequenos detalhes da vida e a complexidade das relações humanas.
Serviço
Lançamento do livro: Na frente de estranhos, de Carina S. Gonçalves
Data: 13 de dezembro, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Restaurante Gamela – Rua Salinas, 1495, Santa Tereza, Belo Horizonte, MG
Entrada gratuita
Informações para a imprensa
Coordenação: Jozane Faleiro – (31) 99204-6367 – jozane@luzcomunicacao.com.br
Atendimento: Wandra Araújo – (31) 99964-5007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br
Redes sociais: @luz.comunica
Sobre a editora
A Macabéa Edições, do Rio de Janeiro, dedica-se exclusivamente à publicação de obras de autoria feminina. Estão à frente da editora as poetas Bianca Monteiro Garcia, Priscila Branco e Milena Martins Moura. Fundada em 2017, como selo de um grupo editorial e posteriormente reestruturada como uma editora independente, a Macabéa já publicou nomes como Leila Mícolis na poesia, Maya Falks na prosa e Anna Faedrich na não ficção. O livro Breve Ato de Descascar Laranjas, de Bianca Monteiro Garcia, levou o Prêmio Jabuti na categoria poesia estreante em 2024. A política da editora é evidenciar o protagonismo feminino em cada etapa do processo de criação literária e acadêmica, edição e publicação, em contato ainda mais íntimo com suas autoras, contando com um time totalmente formado por profissionais mulheres, desde as primeiras etapas da produção do livro até sua publicação.