09/08 – Segunda edição do Festival Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais começa em agosto
Segunda edição do evento estreia no dia nove de agosto com participação de Fran Januário e Guarda de Congo Velho Nossa Senhora do Rosário no Bairro Pilar Festival vai levar tradições do congado e do universo percussivo mineiro para quatro regionais da capital em shows gratuitos patrocinado pelo Instituto Unimed-BH

A segunda edição do Festival Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais acontece em Belo Horizonte com quatro apresentações gratuitas entre os meses de agosto e novembro, levando os grupos de tambor criados por Maurício Tizumba para diferentes regionais da capital mineira. Em cada data, um artista convidado se junta à celebração dos cânticos do Congado Mineiro e da música popular brasileira, sempre acompanhado por uma guarda de congado. A primeira apresentação tem como convidados a cantora Fran Januário e a Guarda de Congo Velho Nossa Senhora do Rosário. O show – patrocinado pelo Instituto Unimed-BH, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – está marcado para o dia 9 de agosto de 2025, sábado, às 16h30, na Praça Amadeo Lorenzzato, no bairro Pilar.
Após o sucesso da primeira edição, realizada em cinco centros culturais de diferentes regionais da cidade, em 2024, o festival retorna com o objetivo de fortalecer ainda mais a presença da cultura afro em Belo Horizonte. Idealizado por Maurício Tizumba, o projeto busca aproximar o público das tradições do congado e do universo percussivo mineiro. “O tambor tem alma. Ele conecta passado, presente e futuro. É som que vem da terra, da fé e da resistência”, afirma Tizumba. Para o idealizador, os encontros promovidos pelo Festival vai além da celebração musical. “Ao reunir artistas de diferentes trajetórias em diálogo com os grupos de tambor, o festival reafirma o compromisso com a valorização da identidade afro-brasileira, o fortalecimento das manifestações culturais populares e o acesso democrático à arte”, comenta.
A programação começa no dia 9 de agosto, sábado, na Praça Amadeo Lorenzzato, no bairro Pilar, com a participação da cantora, compositora e educadora musical Fran Januário e da Guarda de Congo Velho Nossa Senhora do Rosário. Mulher negra e periférica, Fran iniciou sua carreira musical por volta de 2005 e é fundadora do coletivo de mulheres sambistas “Donas De Si”. Também idealizou o projeto “Samba da Januário”, lançado em 2020 em Belo Horizonte, que reafirma o protagonismo feminino e a força do samba de raiz. Com presença marcante no circuito do samba nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, Fran Januário é reconhecida por sua voz potente, por sua atuação na preservação da cultura popular.
As demais apresentações da 2ª edição do Festival ocorrem nos dias 6 de setembro, com Bruno Messias; 4 de outubro, com Acauã Rane; e 1º de novembro, com Maíra Manga, promovendo encontros marcados pela ancestralidade, musicalidade e diversidade da cultura afro-brasileira.
Mauricio Tizumba
Criador e protagonista do festival, Maurício Tizumba iniciou sua carreira artística na década de 1960 e é um dos nomes mais relevantes da cultura afro-brasileira. Ator, cantor, compositor, multi-instrumentista, escritor, diretor musical e capitão de reinado, Tizumba construiu uma trajetória pautada pela valorização do congado mineiro, manifestação religiosa e cultural negra que resiste há mais de três séculos. Seu trabalho une tradição, performance e pedagogia, e sua atuação com grupos de tambor reflete o compromisso com a democratização do acesso à cultura e o fortalecimento das expressões populares. Tizumba também se destaca por promover a arte nos territórios e por formar novas gerações de artistas em diálogo com o povo e com a rua.
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.
SERVIÇO
Festival Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais – 2ª edição
Nove de agosto, sábado, às 16h30 – Praça Amadeo Lorenzzato (bairro Pilar)
Convidada: Fran Januário
Participação: Guarda de Congo Velho Nossa Senhora do Rosário
Entrada gratuita | Classificação livre