06/09 – Palácio das Artes recebe concerto inédito da OSMG com o maestro João Carlos Martins
O Festival Acessa BH, que chega à sua 4ª edição, promete transformar Belo Horizonte em um grande palco de inclusão e diversidade entre os dias 05 e 29 de setembro. A abertura está marcada para o dia 05 de setembro, às 19h, no Grande Teatro do Palácio das Artes CEMIG, com a apresentação do cearense João Paulo Lima com a dança-manifesto, DEFFUTURISMO. Um dos pontos altos da programação será o concerto inédito da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) com o renomado maestro e pianista João Carlos Martins, no dia 06 de setembro, às 20h, também no Grande Teatro do Palácio das Artes CEMIG. A apresentação será dividida em três partes, oferecendo ao público uma experiência musical única e memorável.
O concerto terá início com João Carlos Martins à frente da OSMG, conduzindo obras emblemáticas do repertório sinfônico. O maestro regerá peças como o Finale da Quinta Sinfonia de Beethoven e o último movimento da Sinfonia “Do Novo Mundo” de Dvorak. “A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, por ser um dos grupos orquestrais mais importantes do país, sempre busca trabalhar com os melhores e mais renomados músicos, tanto do Brasil quanto do exterior, e é o caso do Maestro João Carlos Martins,” destaca André Brant, maestro assistente da OSMG. “Todos conhecem a trajetória de vida dele, marcada tanto por conquistas quanto por desafios, e para nós é um privilégio trabalhar com um maestro de sua magnitude.”
Na segunda parte do concerto, André Brant assume a regência para apresentar duas obras de compositores brasileiros. O público poderá apreciar “Teotihuacan”, composta pelo mineiro Andersen Viana, uma obra que já foi premiada internacionalmente, e trechos da “Bachianas Brasileiras No. 4”, de Heitor Villa-Lobos. “É importante que sempre tragam a música brasileira nos nossos concertos,” explica Brant. “”Teotihuacan é uma obra que merece ser representada, especialmente pelo sucesso que teve em gravações anteriores com a nossa orquestra.”
Para encerrar a noite, João Carlos Martins retorna ao palco, desta vez ao piano, para interpretar peças que combinam o clássico e o popular, incluindo “Libertango”, de Astor Piazzolla, e composições de Ennio Morricone. “Na terceira parte do concerto, teremos uma parte mais popular, que certamente será um sucesso,” antecipa Brant, completando: “Será uma noite inesquecível, que combina a tradição da música sinfônica com a inovação e a criatividade da música popular.”
Programação Acessa BH no Palácio das Artes
Além da performance de abertura e do concerto, o Palácio das Artes será palco de várias outras atrações do Festival Acessa BH. No Teatro João Ceschiatti, o público poderá conferir espetáculos como “Traços”, com Bruno Pimenta e Oscar Capucho (MG), no dia 08 de setembro, às 20h; a estreia de “Monga”, com a atriz Jéssica Teixeira (CE), no dia 15 de setembro, às 19h; e “Eu vi uma flor no deserto”, apresentado pelos artistas Dudu Melo e João Bosco Veras (MG), no dia 21 de setembro, às 20h. O Cine Humberto Mauro também integrará a programação com exibições de filmes, enquanto diversas oficinas estarão disponíveis para o público. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do festival.
O Festival Acessa BH reafirma o compromisso de Belo Horizonte com a diversidade e a inclusão, proporcionando uma celebração cultural acessível a todos os públicos.
SERVIÇO
Festival Acessa BH
Data: 05 a 29 de setembro
Locais: Centro Cultural Unimed-BH Minas, Funarte-MG, Palácio das Artes, Palácio da Liberdade, Sesc Palladium e Teatro Raul Belém Machado
Entrada prioritariamente gratuita